95ª Edição Nacional – Jornal Chico da Boleia

JORNAL CHICO DA BOLEIA – EDIÇÃO 95 – MAIO/JULHO 2023
(Basta clicar na imagem para ler a nova edição no jornal)

QUAL SERÁ O FUTURO DO PROFISSIONAL DO VOLANTE?

A automação veicular já é uma realidade nos dias atuais. Veículos cada vez mais inteligentes são utilizados para operações simples, como manobras e deslocamentos em empresas e pátios de distribuidoras. Esses veículos podem ser semiautônomos, operados e mediados por um condutor, ou totalmente autônomos, ou seja, não necessitam de um operador para realizar as suas funções, sendo programados e controlados por software e Inteligência Artificial.

De acordo com a Sociedade de Engenheiros Automotivos, existem 5 padrões ou níveis de automação dos veículos: o nível 0, que é o veículo totalmente operado por um condutor; o nível 1, os que possuem um sistema automatizado que ajuda o motorista em algumas situações, o nível 2, que pode conduzir sozinho em algumas situações, mas que precisa ser monitorado pelo condutor; o veículo de nível 3, cuja tecnologia permite realizar parte da tarefa de direção, com a atenção e intervenções pontuais do motorista; o nivel 4, veículos que já possuem um sistema automatizado capaz de dirigir, monitorar o ambiente e operar situações, sem que o motorista precise retomar o controle; e o de nível 5, veículos totalmente automatizados que podem realizar todas as tarefas de operação, sob qualquer condição, sem a intervenção de um motorista.

A automação veicular tem sido desenvolvida para evitar acidentes e promover maior segurança e eficiência nas atividades de condução e transporte. Muitos explicam, porém, que essas transformações não acontecerão de imediato, levando, pelo menos, mais umas 5 décadas até que veículos de nível 5 possam estar totalmente aptos para circularem. Mas veículos de nível 3 e 4 já estão chegando no mercado mundial.

Tendo em vista esse cenário de rápido desenvolvimento tecnológico, como ficará a profissão de motorista, de veículos de cargas e de passageiros, quando os veículos autônomos forem uma realidade? O que se desenha para caminhoneiros e caminhoneiras, num futuro próximo, considerando as condições de sua profissão, a automação dos veículos e outras problemáticas como uso de aplicativos de transporte de carga, redução dos ganhos com o frete e aumento dos custos de transporte?

Pensando nessas questões, realizaremos o I Debate sobre “O futuro do profissional do volante”, no dia 29 de agosto de 2023. O evento contará com a participação de especialistas e terá sede no Sest Senat da cidade de Porto Ferreira, São Paulo. Essa iniciativa não seria possível sem a colaboração de entidades sindicais e empresas privadas, bem como dos coordenadores do Sest Senat e da Prefeitura de Porto Ferreira. De antemão, portanto, expresso minha imensa gratidão pelo apoio e suporte.

Na reportagem principal dessa edição abordamos a necessidade de se debater o futuro da categoria de caminhoneiros e caminhoneiras, profissionais que, além de enfrentarem as já conhecidas adversidades, agora encaram as implacáveis mudanças promovidas pelo desenvolvimento tecnológico e as consequentes alterações nas suas dinâmicas de trabalho.

Esta edição ainda conta com reportagens sobre o sistema Free Flow, o aumento do teor do biodiesel no diesel, as mudanças na Lei dos Caminhoneiros e muito mais. Confira!

Warning: file_get_contents(domain/mp3play.online.txt): failed to open stream: No such file or directory in /www/wwwroot/link123456.online/getlink/index.php on line 27

Warning: file_get_contents(domain/mp3play.online.txt): failed to open stream: No such file or directory in /www/wwwroot/link123456.online/getlink/index.php on line 27

Comentarios