Programa ambiental garante mais qualidade de vida para o trabalhador em transporte

foto_divulgacao_despoluir

Desenvolvido pela CNT e pelo Sest Senat há oito anos, o Despoluir contribui com a redução da emissão de poluentes

O Despoluir – Programa Ambiental do Transporte incentiva os transportadores a adotarem práticas ambientalmente responsáveis e a diminuírem os impactos do setor ao meio ambiente e à saúde de trabalhador em transporte. A iniciativa é desenvolvida pela CNT (Confederação Nacional do Transporte) e pelo Sest Senat.

Diversas ações fazem parte do programa, como o projeto Redução da Emissão de Poluentes pelos Veículos. Ele mede a opacidade da fumaça que sai de caminhões e ônibus. Os veículos que estão de acordo com os limites permitidos pela legislação recebem um selo do Despoluir.

Em oito anos de atuação, já foram realizadas mais de 1,3 milhão de aferições, com a participação de 27 federações e das unidades do Sest Senat em todo o Brasil. Mais de 11,8 mil empresas e 13 mil caminhoneiros já foram atendidos. O índice de aprovação é de 86,75%.

Além disso, reduzir a emissão de poluentes é essencial para garantir mais saúde aos trabalhadores em transporte e à população em geral. A exposição constante à poluição ocasiona sérios problemas de saúde.

A reportagem completa sobre os oito anos de atuação do Despoluir e os impactos da poluição na qualidade de vida das pessoas foi publicada na edição mais recente da revista CNT Transporte Atual.

Acesse a versão on-line da revista e leia a matéria completa. Clique aqui.

Com informações da reportagem “Responsabilidade ambiental”, de Lívia Cerezoli

Thays Puzzi
Agência CNT de Notícias

Comentarios