Shadow

Conheça as principais tendências do setor logístico para 2021

Um dos ramos econômicos mais importantes no Brasil é a logística. Com o crescente número  de plataformas de E-Commerce e entregas expressas, é de suma importância estar atualizado às exigências do mercado. (Foto: divulgação)

O setor logístico é um dos mais importantes para a economia brasileira. Apenas no ano de 2018, o faturamento bruto médio deste ramo chegou a R$200 bilhões. No entanto, essa esfera segue em constante atualização. Todos os anos é comum vermos listas de tendências para o próximo que virá, na logística não é diferente.

Estar atualizado com o que o mundo e a economia pedem é de suma importância para um bom andamento de sua empresa. Em um país em que existem milhares de transportadores, fazer o diferente é uma forma de atrair novos clientes.

Sendo assim, separamos as principais tendências para este ano no setor logístico.

Tendências no Setor Logístico

Um dos ramos econômicos mais importantes no Brasil é a logística. Com o crescente número  de plataformas de E-Commerce e entregas expressas, é de suma importância estar atualizado às exigências do mercado.

Não basta somente saber como funcionam as estradas ou o veículo que irá entregar a mercadoria, mas, sim, entender o que as pessoas estão pedindo na hora de receber o seu produto. Ou até mesmo como as grandes empresas exigem que suas entregas sejam feitas.

Sendo assim, segue uma sequência de dicas e tendências para acompanharmos em 2021 no setor logístico.

#1 – Marketplaces de logísticas

Diversas empresas relacionadas ao comércio já possuem suas próprias plataformas de comunicação com o público. No entanto, o setor logístico deve se atentar para os aplicativos de Marketplaces.

Os Marketplaces são um espaço de compra e venda de produtos ou serviços. Um lugar onde fica mais fácil para o consumidor final ter acesso ao tempo de entrega e também a valores.

Estar comunicando com quem precisa do seu serviço de entrega, e ainda responder de imediato quanto for solicitado tem o seu valor na hora de se diferenciar da concorrência.

O Fretelink já é uma plataforma brasileira que trabalha como um Marketplace de logística, uma das possibilidades é estar integrado com ele para criar uma forma de comunicação direta com o possível cliente.

Mesmo assim, a divulgação de seus materiais e serviços devem continuar sendo feitas. Sem esquecer que essas plataformas são apenas um caminho para o início de novas comunicações.

#2 – Inteligência Artificial

Para aqueles que são mais ligados às novidades de tecnologias e internet, certamente já estão buscando inserir o seu trabalho e empresa nos “padrões” da Inteligência Artificial (IA).

Ela é nada mais do que uma forma automatizada, e em alguns casos utilizando até mesmo robôs, para gerir as atividades.

Mas calma, a IA não chega como uma tendência do setor logístico para tirar o emprego dos funcionários, ela será uma aliada na hora de melhorar a agilidade de entrega e separação de mercadorias.

Sendo assim, a Inteligência Artificial apresenta uma vasta gama de atuação para quem a utiliza em suas empresas. Buscar saber mais sobre ela e como aplicar no ramo logístico certamente será um ganho para a sua frota.

#3 – Manutenção com o veículo

A nossa terceira tendência já não é tão nova, mas podemos colocá-la como um dos destaques neste texto. O bom cuidado de um caminhão, ou o veículo que será usado para a entrega é uma exigência que cresce e muito nas grandes empresas.

Cuidar do seu veículo, com todos os acessórios do caminhão e peças em bom estado, além do baú e forro sem furos é essencial para que a carga se mantenha segura.

A manutenção já é algo de praxe, mas sempre é bom lembrar que o veículo é o meio pelo qual o seu trabalho se diferencia. Se ele estiver bonito e em um estado impecável, certamente os clientes voltarão a te chamar pela experiência que tiveram.

#4 – Gerenciamento de riscos

Podemos dizer que essa é uma tendência não somente para o setor logístico, mas para a economia do país como um todo. Após um 2020 fora do comum, em que até mesmo uma pandemia atingiu o mundo, as empresas devem passar a se preocupar mais com as possibilidades de riscos.

Além apenas de se proteger contra roubos de cargas, com um gerenciamento de riscos é importante implementar ferramentas de monitoramento de mercadorias e também sistemas de comunicação.

Sendo assim, além de manter segura a mercadoria, é importante estar em contato com quem estará levando-a e também com o cliente, a fim que este saiba o que se passa. Entra também a transparência neste quesito.

No entanto, o gerenciamento de riscos não funcionará se a comunicação não for eficaz. É um trabalho em equipe para que o monitoramento seja bem feito e controle os riscos.

#5 – Sustentabilidade e Logística Verde

Uma das teclas mais batidas nos últimos anos no mundo todo é a sustentabilidade. No setor logístico isso não seria diferente. Existe até mesmo um termo para tratar de questões ecológicas neste ramo: Logística Verde.

Sendo assim, esse termo foi criado para agregar questões de cuidado com o meio ambiente, políticas sustentáveis e medidas que buscam reduzir os impactos ambientais no mundo.

Existem até mesmo estudos que buscam desenvolver tecnologias de abastecimento por meio de hidrogênio líquido, o que evitaria a poluição que sai dos caminhões.

Além da frota, os próprios pavilhões e estabelecimentos em que as empresas de logística estão localizadas precisam se adaptar. E aqui são questões simples como diminuir o uso de materiais que demoram para se decompor e também a devida separação de lixos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Resolva o problema * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.