Calcule o custo do seu caminhão

Se você é motorista ou dono de frota, saberia dizer quanto seu caminhão gasta por mês em combustível? E em manutenção de itens importantes de segurança e pneus? Todos estes dados são importantes não só para quem faz o gerenciamento de uma empresa de transportes, mas também para quem quer se tornar autônomo e planeja comprar o seu primeiro caminhão.

Combustível, pneus, manutenção do caminhão e pedágios, são algumas das despesas que fazem parte da vida na estrada. Juntas, elas podem representar mais de 70% do orçamento mensal. A principal delas é o diesel, que pode chegar a 60% do valor total. O uso de tecnologias como I-Shift e I-See na hora de dirigir podem reduzir em 3% o consumo do combustível. Parece pouco, mas na verdade é uma grande economia no tanque e no seu bolso.

Além disso, na hora de trocar uma peça do veículo, muitos procuram reposição no mercado paralelo, buscando uma economia a curto prazo. Normalmente, a peça sem procedência não é feita sob medida para o veículo, tendo que ser trocada com mais frequência do que uma peça genuína. Sem falar que um componente mal instalado pode prejudicar outras áreas do caminhão.

Dirigir na faixa econômica, distribuir a carga uniformemente na carreta, planejar a rota e abastecer em postos confiáveis são práticas que também auxiliam na economia. Da mesma forma, realizar um bom uso do cargueiro, evitando transportar cargas acima do limite e dirigir em segurança reduz o desgaste de peças, mantendo o caminhão sempre rodando e disponível.

Fonte: Volvo na estrada

Comentarios