Scania entrega primeiro caminhão a GNV/biometano da região Sul para Grupo Charrua

Veículo vai transportar gás natural para atender demandas de clientes do Rio Grande do Sul, como indústrias e postos de combustível

São Paulo, 17 de junho de 2020 – A Scania entregou, na manhã desta quarta-feira (17), o quinto caminhão movido a GNV e/ou biometano do Brasil para o Grupo Charrua, que adquiriu o histórico primeiro modelo da região Sul nesta inovadora tecnologia mais sustentável. Com a nova venda, a marca chega a 23 modelos comercializados, sendo 18 para a PepsiCo. A Casa Scania Brasdiesel (RS) foi a responsável pela venda, a entrega e cuidará do suporte operacional e da manutenção do pesado R 410 6×2.

O R 410 será usado no transporte de gás natural veicular pela Charrua Gás para atender clientes do Rio Grande do Sul, como indústrias e postos de combustível. O primeiro caminhão movido a GNV e/ou biometano do Sul representa um novo passo no uso de sistemas mais sustentáveis no transporte de cargas.

“O objetivo das empresas é a transição para um sistema de transporte mais sustentável. A Scania vem liderando esta transformação. Para nós, não existe apenas um modelo sustentável e cada país adotará as tecnologias que melhor se encaixam em sua realidade. Para o Brasil, o ‘Aqui e Agora’ é o caminhão movido a GNV e/ou biometano”, diz Roberto Barral, vice-presidente das Operações Comerciais da Scania no Brasil. “A Scania está empenhada em apoiar seus clientes com soluções rentáveis que contribuam com a sustentabilidade nos âmbitos econômico, ambiental e social.”

“A parceria com a Scania Brasdiesel começou em 2010 com a compra de dois modelos, G 400 e P 310. Os caminhões Scania são muito bons, de excelente rendimento. Depois que a Scania lançou o modelo a gás, em 2018, a equipe da concessionária nos apresentou a solução”, explica Flavio Aluísio Rudiger, diretor de Logística e Transportes do Grupo Charrua.

“A parceria entre o Grupo Charrua e a Brasdiesel vem de muitos anos. É um cliente que está sempre se atualizando e saindo na frente em seus negócios. A vantagem do motor a gás, de imediato, despertou o interesse”, afirma João Elton Heinen, gerente de Vendas da Brasdiesel Lajeado, filial que atende diretamente o Grupo Charrua. “Essa tecnologia mais sustentável é uma nova solução, e vem ao encontro dos interesses da Charrua. Nos últimos meses, tivemos o privilégio de acompanhar os investimentos que a Scania vem fazendo em inovações para o transportador. É uma grande satisfação entregar o primeiro caminhão a GNV e/ou biometano do Rio Grande do Sul para um cliente da Brasdiesel.”

“É um prazer enorme ser o primeiro cliente do Sul a receber essa nova tecnologia da Scania, tanto pela economia como pela questão ambiental, com a redução das emissões de CO2. O fato da distribuidora do gás ser a primeira empresa do Grupo Charrua, mostra que somos pioneiros no que fazemos. Acredito que depois virão mais caminhões”, salienta Rudiger.

Preparativos para atender o inovador modelo a GNV e/ou biometano

A rede de concessionárias Scania está sendo preparada para dar todo o apoio aos caminhões a gás. Não são necessárias grandes mudanças nas Casas para receber os veículos mais sustentáveis. Dentre os itens obrigatórios estão boxes, ferramentas e check-list especiais, que serão implementados ao longo dos próximos meses. “Para atender a frota mais sustentável daremos o suporte necessário na operação do cliente, para manter a manutenção em dia e garantir a disponibilidade dos produtos”, completa Barral.

Os caminhões a gás contam com as mais modernas tecnologias do mercado presentes na Nova Geração da Scania, que iniciou as suas vendas em fevereiro de 2019, e estarão equipados para que a equipe de gestão possa usufruir de todos os benefícios que os Serviços Conectados da Scania oferecem. O veículo da Charrua também tem o programa de manutenção Premium Flexível, que permite reduzir em até 25% os custos de manutenção.

Os inéditos caminhões pesados Scania movidos a gás natural veicular (GNV) e/ou biometano são vocacionados para médias e longas distâncias. Seus motores são Ciclo Otto (o mesmo conceito dos automóveis) e 100% a gás e biometano, ou mistura de ambos. Os motores não são convertidos do diesel para o gás, têm garantia de fábrica, tecnologia confiável e segura, com desempenho consistente e força semelhante ao caminhão a diesel. Além de serem 20% mais silenciosos.

Fonte: Scania

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