Resultados da Nova Geração de Caminhões da Scania e impactos positivos sobre sustentabilidade

Devido ao seu pacote de benefícios, a frota circulante de veículos da Nova Geração é um exemplo de eficiência energética em comparação com a geração anterior. (Foto: divulgação/Scania)

Resultados da Nova Geração de Caminhões da Scania e impactos positivos sobre sustentabilidade

Novas tecnologias desenvolvidas pela marca tornaram os veículos produzidos nos últimos anos mais econômicos, eficientes e sustentáveis

De olho nas mudanças climáticas e nos impactos provocados pela poluição, a Scania vem desenvolvendo tecnologias, não só para ampliar a eficiência e segurança dos veículos, mas também para reduzir a emissão de CO2, bem como tem apostado em combustíveis sustentáveis.

Começando com a Nova Geração de Caminhões da Scania, lançada há dois anos no Brasil. A linha, da líder de vendas em todo País e que recebeu diversos prêmios pela qualidade dos produtos e soluções para o transporte, apresentou uma das principais mudanças nos seus veículos em relação a eficiência energética. A Scania, preocupada com seu papel no mundo, transforma ideias em ações como a produção de caminhões a gás.

Devido ao seu pacote de benefícios, a frota circulante de veículos da Nova Geração é um exemplo de eficiência energética em comparação com a geração anterior. Desde o início das entregas, no primeiro bimestre de 2019, até hoje já deixaram de ser emitidas 420 mil toneladas de CO2, o equivalente ao trabalho de 2,5 milhões de árvores, além da redução de 160 milhões de litros de diesel, ou uma economia de R$ 560 milhões.

Apesar das limitações impostas pela falta de redes de abastecimentos longe dos grandes centros, a Scania segue investindo no setor, pois entende que o futuro do transporte está ligado aos transportes mais sustentáveis.

– Para a Scania está muito claro que o caminho da sustentabilidade nos próximos anos é o veículo a gás; para os veículos de longa distância, que não ficam nos grandes centros, o gás (até este agora) é a matriz mais viável. Nesse momento, nós temos o veículo que roda, em sua grande maioria, com gás natural e essa é a ponte para que daqui a dois ou três anos a gente comece a falar do biometano, e a pensar na descarbonização que irá acontecer num futuro próximo – explica Alex Nucci, diretor de Vendas de Soluções de Transporte.

A preocupação inicial da marca era ter o produto disponível ao público e, em seguida, ter acesso aos provedores, aos distribuidores de biogás e, junto a essa rede, trabalhar para o desenvolvimento dos “corredores azuis”, visando ampliar o acesso e a distribuição desse combustível além dos grandes centros – visto que a demanda pelo mesmo aumentou nos últimos seis meses.

Desempenho dos veículos da Nova Geração

Atualmente, os caminhões da Nova Geração apresentam até 20% de economia em relação a geração anterior, os P, G, Rs. O desempenho pode ser avaliado de duas formas: o veículo da linha atual possui um computador de bordo no qual o motorista pode acompanhar a performance em tempo real. E a outra opção é por meio da entrega técnica, na qual o responsável é orientado sobre a melhor maneira de conduzir o caminhão.

– Outro ponto a ser avaliado é o Scania Driver Coaching e o Driver Services, que analisam a nota do caminhão, a forma como o mesmo está sendo conduzido e nós, junto com a rede de concessionários, fazemos contato direto com os motoristas auxiliando-os a tirar o melhor proveito da máquina – destaca Alex Nucci.

O que é Scania Driver Coaching e Driver Services?

O Scania Driver Coaching consiste em um serviço especializado para os condutores que aprendem técnicas junto aos especialistas da empresa para reduzir o desgaste do veículo, o estresse e o consumo de combustível, garantindo ainda o aumento do conforto e segurança durante as viagens.

O atendimento feito de forma exclusiva e individual tem como base os dados do condutor como, por exemplo, inércia e aceleração, e por meio dessa análise o ‘coaching’ irá fornecer informações essenciais ao motorista, para que ele obtenha o máximo proveito de sua máquina.

Já o Scania Driver Services engloba uma série de diferentes serviços oferecidos aos clientes que incluem o Driver Coaching, Driver Training e Driver Support.

O objetivo principal desse programa é capacitar os motoristas, por meio de práticas simples que os ajudem a ser mais conscientes em relação ao veículo e também para que aproveitem todas as facilidades e tecnologias nele disponíveis. Garantindo uma direção seguro, economia de combustível, redução de emissão de CO2, menor desgaste das peças e mais tempo de rodagem.

Saiba mais acessando https://solucoesscania.com.br/servicos/driver-services/

Comentarios