MAN Latin America incrementa oferta de caminhões vocacionais

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A voz do cliente é o grande fator motriz por trás dos oito lançamentos vocacionais da Volkswagen. Para a linha 2016, a MAN Latin America, fabricante dos caminhões e ônibus das marcas Volkswagen e MAN, fortaleceu ainda mais sua oferta com novos veículos que contemplam configurações específicas para as aplicações, definidas pelos próprios frotistas, em linha com a estratégia de proximidade com o cliente que a montadora preconiza.

As novidades estão focadas nas linhas Constructor Betoneira, Compactor, Distributor e Transporte de Valores, criadas dentro do conceito sob medida, com a lógica “menos você não quer, mais você não precisa”. Ao todo, são mais de vinte veículos vocacionais desenvolvidos para o minucioso atendimento de cada exigência do cliente. Esses produtos unem a robustez e torque dos motores MAN D08, únicos no Brasil a dispensarem a utilização de Arla 32, a características que os tornam ideais para suas operações.

“Essas novidades em caminhões vocacionais reforçam nossa linha 2016 e comprovam como estamos sempre em processo de evolução, atentos às tendências de mercado para nossos clientes. Os lançamentos que chegam aos frotistas de todo o país já no início de 2016 nos garantem também a posição de montadora com a maior oferta de modelos automáticos do Brasil”, afirma Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-Vendas da MAN Latin America.

Transmissão automática para construção civil

O principal lançamento é o Constellation Constructor Betoneira 26.280 equipado com transmissão automática Alisson, já conhecida nos caminhões VW com aplicação em bombeiros e coleta de resíduos. Indicada para segmentos extremamente severos, do tipo anda-e-para, onde existe alta demanda de uso de embreagem, a transmissão automática para essa aplicação é uma exclusividade dos caminhões Volkswagen e foi introduzida a pedido dos clientes para garantir maior durabilidade nessas operações.

Seguindo o conceito de sucesso vocacional, o veículo foi desenvolvido sob medida para atuar na logística do concreto e melhorar a operação em baixíssimas velocidades, como na construção de guias de ruas. O sistema EGR, que dispensa o uso do Arla, facilita a implementação, reduzindo o tempo e custo de instalação, assim como os custos operacionais.

Coleta de resíduos com novas potências

Para a coleta de resíduos, o segmento vocacional que mais cresce no Brasil e onde a MAN Latin America é líder com 40% de participação, os destaques são os novos 17.260 4×2 e 24.260 6×2 Compactor, oferecidos com a opção da transmissão automática Allison S3000 ou a mecânica Eaton FS 6406-A. Os veículos estreiam uma nova calibração do motor MAN D08 para caminhões, que assume os 256 cv e 900 Nm de torque em uma ampla faixa de rotações, e passam a contemplar diversas configurações que os tornam ainda mais robustos e econômicos para a aplicação.

Entre as opções de vocacional com cabine Worker para a aplicação de coleta de resíduos, há o novo 17.230 Compactor, que ganha potência e chega aos 225 cv. Esse modelo está disponível com transmissão mecânica Eaton de 6 marchas e entre suas novidades, vem agora com parachoque curto para rotas em que se exija ainda mais robustez e facilidade no acesso urbano.

Reforço também para a distribuição de bebidas

Os caminhões vocacionais Volkswagen se expandiram ainda na linha Distributor, com novas opções entre os leves e médios para a aplicação. Os Constellation 17.230 4×2 e 23.230 6×2 recebem uma potência intermediária entre os veículos que já constam no portfólio e disponibilizam à operação 225 cv e torque máximo de 850 Nm. Os lançamentos são feitos sob medida para a distribuição urbana e a intermunicipal com percursos rodoviários de até 300 quilômetros. Os modelos trazem o conforto da cabine Constellation com a maior vantagem do mercado: o exclusivo banco de passageiros de três lugares.

Na linha de leves, para distâncias menores, o novo Delivery 13.160 6×2 também pode assumir configurações para a linha Distributor. Entre as novidades é o único caminhão equipado com motor Cummins ISF. Seus principais diferenciais estão no terceiro eixo de fábrica, que garante o peso bruto total de 13 toneladas, o maior do mercado para sua categoria, e entre-eixo de 2.850, garantindo a flexibilidade necessária para atender à legislação de Veículos Urbanos de Carga (VUC).

Exclusividade no transporte de valores

Outro lançamento da montadora, única a oferecer modelos específicos para transporte de valores no Brasil, é o chassi 9.160 ECE para aplicação como carro-forte. Num segmento em que a MAN Latin America já é líder com as vendas do chassi 8.160 ECE, o novo modelo amplia a abrangência de atuação dessa linha. Com sua configuração, é ideal para aplicação urbana e rodoviária de curta distância.

O chassi 9.160 ECE tem PBT de 8.500 kg, entre-eixo de 3.150 mm e bitola dianteira larga. Equipado com transmissão ZF S5-420 HD, o veículo já vem preparado para o reposicionamento do assento do motorista e com chicote elétrico dedicado para atender às necessidades de encarroçamento.

Fonte: Man

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