Emplacamentos de caminhões apresenta queda de 23% em fevereiro

Com relação ao total de veículos emplacados diariamente no segundo mês deste ano, a entidade destaca que houve melhora de 11,16% no setor. (Foto: reprodução/Pixabay)

Emplacamentos de caminhões apresenta queda de 23% em fevereiro

Motivo está ligado ao movimento de antecipação de compras, devido a mudança de tecnologia dos motores dos veículos

Redação Chico da Boleia

A Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (FENABRAVE) divulgou a tabela com os índices de emplacamentos de veículos no país referente ao mês de fevereiro de 2023. De acordo com a entidade, a venda de caminhões apresentou queda 23% em comparação com janeiro deste ano.

Entretanto, ainda no segmento de caminhões, houve aumento de 8,56% quando comparados os meses de fevereiro de 2023 e 2022.

Para a Federação, o movimento de antecipação de compras, por conta da mudança de tecnologia dos motores, exigida pela PROCONVE P8, tem provocado volatilidade nos números do segmento. “Já esperávamos um primeiro trimestre com essas variações, pois, neste período, os compradores podem optar por veículos adequados às duas regras de emissão”, explica Andreta Jr., Presidente da FENABRAVE.

Com relação ao total de veículos emplacados diariamente no segundo mês deste ano, a entidade destaca que houve melhora de 11,16% no setor, e ainda alta no volume total sobre o mesmo período de 2022, quando a crise de peças e componentes estava no auge. No ano, o setor registra crescimento acumulado de 14,25%.

– Tivemos apenas 18 dias úteis em fevereiro e conseguimos evoluir 11,16% no volume diário de veículos sobre o resultado de janeiro. Na média, foram emplacadas 12.801 unidades, diariamente, em fevereiro, contra 11.516 unidades em janeiro deste ano. A elevação sobre o ano anterior está muito relacionada ao auge da crise de falta de produtos que atingiu o setor automotivo, principalmente, nos anos de 2021 e 2022 – analisa Andreta Jr.

O presidente da entidade ressalta que dado os desafios conjunturais, como a alta taxa de juros e a sazonalidade de início de ano, os resultados são positivos. “Praticamente, todos os segmentos registram alta no acumulado do bimestre, em relação a 2022, com destaque para o mercado de motocicletas, categoria que tem boa expectativa de crescimento para este ano, segundo nossas projeções”, conclui.

Warning: file_get_contents(domain/mp3play.online.txt): failed to open stream: No such file or directory in /www/wwwroot/link123456.online/getlink/index.php on line 27

Warning: file_get_contents(domain/mp3play.online.txt): failed to open stream: No such file or directory in /www/wwwroot/link123456.online/getlink/index.php on line 27

Comentarios