Confira a edição de aniversário do Jornal do Chico da Boleia

UM SONHO QUE SE SONHA JUNTO

Neste ano de 2024, a plataforma multimídia Chico da Boleia completa 15 anos de história e muitas foram as estradas que percorremos para chegarmos até aqui! Nosso projeto foi criado em 2009, mas seu lançamento só aconteceu em 2011, com a criação de um site que buscava reunir notícias sobre tudo o que interessa ao transporte rodoviário de cargas.

Com a missão de conquistar o coração do (a) amigo (a) caminhoneiro (a) buscamos ser uma fonte de informação confiável e uma ferramenta de união para o setor. Por isso, um dos nossos objetivos tem sido viabilizar o conhecimento sobre a categoria e promover o respeito a ela entre os nossos leitores, valorizando a profissão de caminhoneiro (a) e as demais atividades que envolvem o transporte de cargas no país.

A primeira edição do nosso jornal foi publicada em maio de 2012. Esse foi o “marco zero” de uma atividade que concentrou grande parte dos nossos esforços. É nítida a evolução do nosso material, com a especialização das técnicas de diagramação e design para conceber um jornal impresso e digital. Em termos de conteúdo, nossa linha editorial sempre foi conduzida pelo inegociável compromisso com o setor dos transportes e principalmente com os trabalhadores e trabalhadoras que nele atuam.

Desde a nossa primeira edição, publicanos no jornal as reportagens mais importantes para o setor e seus trabalhadores. Nesses 15 anos, estivemos presentes nos principais eventos do setor, como feiras, festas e audiências públicas. Acompanhamos de perto a discussão sobre a Lei do Motorista, que nasceu com o número de Lei 12619/2012 e depois se transformou na vigente Lei 13103/2015. Participamos ativamente das discussões sobre o fim da Carta Frete e sobre a implementação dos métodos de pagamento eletrônico.

Em 2018, fizemos uma intensa e aplaudida cobertura da Greve dos Caminhoneiros. Estivemos nas rodovias, conversamos com os profissionais, ouvimos as reinvindicações e fizemos análises importantes sobre a realidade do setor e de seus trabalhadores. Também buscamos desmentir uma série de informações falsas e acusações indevidas que foram feitas à época.

Participamos de eventos que discutiram, ainda, a questão do roubo de carga, a diversificação dos modais de transporte, a transição energética, as questões trabalhistas e, claro, as novidades e lançamentos das montadoras. Durante esse caminho, muitas batalhas e desafios: a pandemia de Covid-19 exigiu de nós sensibilidade e criatividade. Foi nesse momento que se consolidou a Rede Solidária Chico da Boleia, que buscou apoiar os trabalhadores e promover a prevenção ao vírus e a vacinação.

Hoje, a plataforma Chico na Boleia é referência e sinônimo de qualidade e confiabilidade. Com o conhecimento adquirido em nosso dia a dia, o jornal se transformou em elo vital de comunicação entre os mais variados segmentos do transporte de cargas e da logística em geral, criando uma estrutura de publicidade e marketing robusta, competente e atuante nas principais mídias do século atual

Assim, nossa presença nas redes sociais, como no Facebook, Instagram e X, é ativa, responsável e participativa. Acreditamos que essas ferramentas sejam aliadas no compartilhamento de informações de qualidade e na democratização da informação. Atualmente, nosso canal do YouTube vive um processo de remodelação com o programa “Chico da Boleia. Com você em cada trecho”, que tem publicado novas edições a cada semana.

Assim, trabalhamos para consolidar uma infraestrutura dedicada ao desenvolvimento de Tecnologias da Informação, Marketing de Conteúdo, Marketing Digital, Ads, Assessoria de Imprensa, Publicidade e Propaganda, entre outros serviços e produtos. O Chico da Boleia se transformou em uma plataforma de soluções comunicativas coerente com o nosso mais novo objetivo: ser a voz do setor dos transportes.

O caminho traçado até aqui está recheado de erros e acertos que culminaram numa história de sucesso e que vem sendo escrita com muito trabalho e dedicação de toda a nossa equipe. Por isso, aos que já estiveram conosco e aos que ainda estão, meu muito obrigado por todo o empenho!

A música “Prelúdio”, de Raul Seixas, diz: “Sonho que se sonha só é só um sonho que se sonha só. Mas sonho que se sonha junto é realidade”. A frase é um “empréstimo” da obra “Dom Quixote de la Mancha”, escrita pelo espanhol Miguel de Cervantes e publicada originalmente em 1605. Acreditamos piamente nisso! E se hoje somos uma “realidade” e não mais um “projeto” é porque muita gente sonhou e acreditou que poderíamos ser.

Nosso muito obrigado e boa leitura.

Chico da Boleia. A voz do setor dos transportes.

Comentarios