BRINCADEIRA DE CRIANÇA

Quem é de Vacaria (RS) sabe identificar, de longe, o som do motor dos caminhões. Também, pudera: a cidade tem a segunda maior frota do Rio Grande do Sul e o transporte de cargas como a segunda principal atividade econômica. Dados como estes instigaram o empresário Paulo Ricardo Ossani, da Transportes Cavalinho, a fazer um projeto que aproximasse as crianças desse universo. O veículo é usado em um projeto social de conscientização de trânsito.
A equipe da Cavalinho que se envolveu no projeto levou 120 dias para criar o veículo. “Queríamos fazer um caminhão que fosse o mais parecido possível com o da Scania. Customizamos o eixo, construímos o chassi, colocamos câmbio automático e fomos adaptando tudo para que ele fosse pilotado pelas crianças, sempre na companhia de um instrutor”, conta Paulo.
O mini truck está em uso desde outubro de 2014. As crianças que participam do projeto de conscientização recebem orientações e, em seguida, são convidadas a dirigir em um pequeno circuito. Todos que concluem o treinamento recebem uma carteirinha como certificado. Luís Fernando Ferreira da Silva, 13 anos, esteve em uma das primeiras turmas e adorou: “Não sei como descrever. É muito legal”, disse. Nicole Lisboa de Andrade, 10 anos, abraçou a mãe logo depois que recebeu a carteirinha de piloto. “Nunca pensei que fosse andar em um desses que só vejo grandão”, exclamou.
Paixão de pai para filho
Paulo Ossani também era criança quando entrou, pela primeira vez, em um caminhão. “Tenho óleo diesel nas veias. Nasci dentro de um caminhão”, conta. O relacionamento com a Scania começou com seu pai, Ivanor Guilherme Ossani, que fundou a transportadora. Com o projeto, o empresário espera que os jovens cidadãos de Vacaria se aproximem do transporte de cargas. “Não temos ideia, ainda, de quantas crianças vamos atender, mas queremos que todas sintam orgulho de pilotar o veículo”, completa.
A Cavalinho conta com frota de mais de 400 caminhões Scania e transporta produtos químicos para as regiões Sudeste e Nordeste.
FONTE: Scania 

Comentarios