Autoridades políticas e representantes do setor participam da abertura da Intermodal South America

Autoridades cortam a faixa durante a abertura do evento.

Oportunidades de negócios e parcerias público privadas foram destaque nas falas. Chico da Boleia esteve presente e conversou com os convidados.

A abertura da 28a Edição da Intermodal South America aconteceu na manhã desta terça-feira, 05 de março. Entre os presentes estiveram Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo, Renan Filho, Ministro dos Transportes, Eduardo Nery, Diretor-Geral da Antaq, Guilherme Sampaio, Diretor Geral substituto da ANTT, e Vander Costa, presidente da CNT.

A intermodal é um dos principais eventos do setor dos transportes e uma excelente oportunidade de geração de negócios em multimodalidade, unindo investimentos que envolvem os modais rodoviários, aquaviários e aeroviários. Dentro do evento também acontece o 2o Interlog Summit, a Conferência Nacional de Logística e o Congresso Intermodal.

Também acompanharam a solenidade de abertura os seguintes convidados: Silvio Costa Filho, Ministro de Estado de Portos e Aeroportos, André Driessen, Embaixador do Reino dos Países Baixos, Robert Simons, Vice-Prefeito de Rotterdam, Felicio Ramuth, Vice-Governador de São Paulo, Pedro Moreira, Presidente da ABRALOG, Jesualdo Conceição, Diretor-Presidente da ABTP, Bayard Umbuzeiro Filho, Presidente da ABTRA e Elber Alves Justo, Diretor-Presidente da MSC, empresa patrocinadora master do evento.

Durante as falas, o governador Tarcísio de Freitas destacou a importância das reformas estruturais para o alavancamento da economia brasileira. “Estamos falando de mudanças, como a tributária, que dão as bases para que o Brasil possa pensar num crescimento forte e sustentável, compatível com seu potencial”.

O governador de São Paulo também exaltou a capacidade brasileira de ser um país protagonista em energias renováveis e desenvolvimento energético. “A gente tem tudo pra liderar o processo de transição energética porque temos insumos suficientes para sermos os protagonistas na questão do bioetanol, do hidrogênio verde e dos biocombustíveis”, destacou.

O Ministro dos Transportes, Renan Filho, reforçou que o governo federal tem feito um esforço significativo para fortalecer os investimentos públicos à luz da sustentabilidade fiscal e para viabilizar os investimentos privados. “É preciso ressaltar que, no último ano, o governo reforçou os investimentos e isso também atraiu a atenção e a confiabilidade do setor privado que, hoje, está mais disposto em investir em infraestrutura de transportes no Brasil”, afirmou.

Chico da Boleia entrevista: autoridades falam sobre infraestrutura, pontos de parada e tabela de frete.

O jornalista Chico da Boleia marcou presença na abertura do evento e teve a oportunidade de conversar com o Ministro dos Transportes. Renan Filho destacou que o evento é uma grande oportunidade de integrar as expectativas entre os setores e reforçou que, para que o setor cresça, é necessário agir para que a taxa de juros seja reduzida.

“Quando a taxa de juros cai se aumenta a atratividade para os investimentos de longo prazo, isso é praticamente automático e ocorre no mundo inteiro. Quando a taxa de juros está muito alta, aqueles que possuem recursos, preferem deixar no banco. Quando os juros caem os investimentos em infraestrutura se tornam muito mais atrativos”, afirmou.

Chico da Boleia questionou sobre os pontos de parada e perguntou à Renan Filho o que o Ministério tem planejado para agir nessa situação. Filho afirmou que esses pontos são fundamentais para garantir dignidade aos caminhoneiros e que essa é uma pauta do atual governo. “Temos um ponto de parada pronto em Santa Catarina, em Palhoça, que será entregue em breve. E o nosso planejamento é construir mais 40 pontos de parada nos próximos anos para minimizar a dificuldade histórica desses caminhoneiros e que agora vai ser atacada e resolvida, justamente por conta das exigências da nova legislação”, respondeu Renan Filho.

Guilherme Sampaio, Diretor Geral substituto da ANTT, também foi entrevistado por Chico da Boleia. Em sua fala, Sampaio sublinhou que a Intermodal é um espaço de suma importância para debater e viabilizar mudanças tecnológicas e infraestruturais em todas as áreas do setor.

Chico da Boleia e Guilherme Sampaio, Diretor Executivo da ANTT.

“A feira congrega não só o transporte rodoviário, mas a multimodalidade. Por isso, para nós é muito importante estarmos aqui para discutirmos as ações do presente e pensarmos nas perspectivas de futuro”, destacou o Diretor Geral da ANTT.

Chico perguntou à Guilherme Sampaio sobre a tabela mínima do frete, uma pauta importante para a ANTT e que tem ingerência direta na vida dos caminhoneiros e caminhoneiras. “A ANTT trabalha para que a tabela mínima do frete esteja em constante evolução e que reflita, cada vez mais, a realidade dos transportes, com suas particulares e sempre com o diálogo próximo com quem aplica a tabela: caminhoneiros, transportadores, usuários, embarcadores”, concluiu.

Realizado de forma anual, a Intermodal South America é o maior e mais completo evento para os setores de logística, intralogística, tecnologia, transporte de cargas e comércio exterior da América Latina. Abrangendo todos os modais de transporte, o evento oferece soluções para toda a cadeia logística, de ponta a ponta. A 28a edição do evento acontece  no São Paulo Expo, entre os dias 5 e 7 de março.

Não perca nenhum detalhe da Intermodal em nosso site e redes sociais.

Comentarios