Actros elétrico é testado por clientes há mais de um ano na Europa

 

O eActros, caminhão pesado elétrico da Mercedes-Benz, vem alcançando sucesso nos testes práticos realizados por clientes na Europa há mais de um ano. Como parte da “Frota de Inovação”, desde setembro de 2018, a Mercedes-Benz Trucks forneceu dez caminhões eActros de 18 e de 25 toneladas a empresas da Alemanha e da Suíça para testes em operações reais de transporte e distribuição.

A avaliação dos clientes, bem como a troca de informações com motoristas, transportadores e gestores de frota, permitiram que os especialistas da Mercedes-Benz Trucks chegassem a diversas conclusões, que servem de referência para a produção em série do eActros, que deverá começar em 2021. Acima de tudo, os depoimentos dos clientes e os resultados dos testes demonstram que o caminhão pesado elétrico eActros torna possível o serviço de distribuição de curtas distâncias com zero emissões e operação totalmente silenciosa.

Num evento em cliente de Wörth, na Alemanha, a Mercedes-Benz Trucks apresentou um relatório de progresso da “Frota de Inovação”. Num próximo passo, outros dez clientes levarão um eActros para mais testes por cerca de um ano.

“Com certeza, estamos no caminho certo com relação ao conceito do eActros da Mercedes-Benz. Estou extremamente grato a nossos clientes, cujo apoio está trazendo uma valiosa contribuição rumo à produção em série desse caminhão”, ressalta Andreas von Wallfeld, chefe de Marketing, Vendas e Serviços da Mercedes-Benz Trucks.

Novas conclusões com base nos testes em condições reais

Uma das importantes conclusões dos testes práticos é que a autonomia de até 200 quilômetros do eActros é um número realista. Em termos de disponibilidade e desempenho, o eActros não é de maneira alguma inferior ao caminhão convencional com motor diesel. Os motoristas ficaram muito impressionados pelo torque continuamente disponível em todas as faixas de velocidade, especialmente pela operação silenciosa do veículo e pela experiência confortável e suave na condução. Além disso, se o motorista adota um estilo de condução que se antecipa aos eventos bruscos de frenagem e aceleração, a energia elétrica pode ser recuperada por meio da frenagem dos motores elétricos. Isso diminui a necessidade de uso do pedal do freio de serviço.

O eActros usado em setores e categorias completamente diferentes 

Todos os clientes da “Frota de Inovação” usam o eActros para tarefas que podem ser executadas por veículos convencionais a diesel, mas em setores e categorias completamente diferentes. O espectro vai desde gêneros alimentícios até material de construção e matérias primas. Essa variedade de requisitos implica em equipar os veículos com inúmeros tipos de carroçarias, como baú, frigorífico e cargas a granel, entre várias outras.

eActros: livre de emissões para distribuição urbana em curta distância

O eActros se baseia no chassi do Actros da Mercedes-Benz. Entretanto, a arquitetura do veículo foi bastante remodelada para o sistema de propulsão elétrica e assim apresenta alta porcentagem de componentes específicos. Dois motores elétricos próximos aos cubos das rodas do eixo traseiro oferecem a força propulsora, cada um disponibilizando uma potência de 126 kW e torque máximo de 485 Nm. Além disso, a relação de transmissão utilizada leva os valores de propulsão a até 11.000 Nm em cada roda. Assim, a força de propulsão se equivale à de um caminhão convencional. Baterias de lítio-íon com capacidade de 240 kWh dão ao eActros a energia necessária. Dependendo da potência disponível para se realizar a carga, as baterias podem ficar 100% carregadas dentro de duas horas (a 150 kW).

O programa de desenvolvimento e testes de caminhões elétricos pesados para distribuição de curta distância faz parte do projeto “Concept ELV²”, que recebe fundos do Ministério Federal do Meio Ambiente da Alemanha (BMU) e do Ministério Federal dos Assuntos Econômicos e Energia (BMWi).

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