Volvo testa FH com sistema híbrido para transporte de longa distância

A Volvo Trucks apresentou o Volvo Concept Truck em maio de 2016, tendo agora desenvolvido e melhorado o veículo ainda mais. Para além dos melhoramentos ao nível da aerodinâmica, da resistência ao rolamento e da redução de peso, a nova versão também dispõe de uma linha motriz híbrida – uma das primeiras do tipo para caminhões pesados em aplicações de longo curso.

“Esforçamo-nos para estar na linha da frente da eletromobilidade e para derrubar constantemente barreiras no que diz respeito à redução do consumo de combustível e das emissões”, diz Claes Nilsson, CEO da Volvo Trucks. “Nos próximos anos, com a sociedade voltando-se cada vez mais para as energias renováveis, acreditamos fortemente que a eletromobilidade e a tecnologia híbrida terão cada vez mais importância. O trem de força do nosso caminhão conceito foi desenvolvido para melhorar a eficiência de transporte e, assim, ajudar a indústria a evoluir no rumo dos transportes sustentáveis. Com este conceito de caminhão, teremos acesso a valiosos conhecimentos e experiências que nos ajudarão a desenvolver a tecnologia ainda mais.”

 

A linha motriz híbrida funciona recuperando energia em descidas com uma inclinação superior a 1% ou quando freia. A energia recuperada é armazenada nas baterias do veículo e utilizada para alimentar o caminhão em modo elétrico em pisos planos ou inclinações baixas. Uma versão melhorada do sistema de apoio ao motorista I-See da Volvo Trucks foi especificamente desenvolvida para a linha motriz híbrida, analisando a topografia à frente para calcular a escolha mais econômica e eficiente entre o motor diesel e o motor elétrico, bem como o tempo ideal para utilizar a energia recuperada.

Nos transportes de longa distância, estima-se que a linha motriz híbrida permita desligar o motor à diesel até 30% do tempo de condução. Isso poupará entre 5 e 10% de combustível, dependendo do tipo de veículo ou da especificação, bem como do ciclo de condução. Também permite conduzir em modo completamente elétrico até 10 quilômetros, permitindo ao veículo ser conduzido com zero emissões e baixo nível de ruído.

“Atualmente, o transporte de longa distância representa uma parte significativa do consumo total de energia do setor dos transportes. Com a tecnologia híbrida, a potencial redução do consumo de combustível e das emissões é considerável e representa um passo importante no sentido dos nossos objetivos ambientais, bem como os da sociedade, para o futuro”, diz Lars Mårtensson, Diretor Ambiental e de Inovação, Volvo Trucks.

O Volvo Concept Truck também se baseia em muitas das conquistas dos modelos anteriores, como aerodinâmica melhorada, resistência ao rolamento diminuída e menor peso do veículo. “Esta é uma plataforma para verificar várias novas tecnologias para aumentar a eficiência de transporte”, diz Åke Othzén, Gestor de Projetos Principal, Volvo Trucks. “Alguns destes desenvolvimentos já foram introduzidos nos nossos caminhões, sendo que outros serão introduzidos num futuro próximo. A linha motriz híbrida baseia-se parcialmente no conhecimento e na experiência dos ônibus híbridos e elétricos da Volvo Buses.”

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