Teste mostra que uso de rodoanel em SP dá vantagem a caminhões

RODO10 SÃO PAULO 16/05/2011 RODOANEL TRECHO SUL / PARQUES / METRÓPOLES Fotos gerais de áreas próximas ao trecho sul do Rodoanel que deverão virar parques. Fotos gerais do Rodoanel trecho sul. Na foto trecho próximo ao Parque Bororé (DIR). FOTO PAULO LIEBERT/AE
FOTO PAULO LIEBERT/AE

Mais de 10% dos caminhões que usam as avenidas de São Paulo como atalho para ir de uma cidade a outra, não precisam entrar na capital.  Um  teste realizado pelo SPTV mostrou que  usar o rodoanel significa economia de tempo e dinheiro. Para o rodoanel ficar completo, falta concluir o trecho norte. As obras começaram em março de 2013 e devem terminar em junho de 2017.

Os caminhões usados no teste sairam de um ponto próximo à Rodovia Anhanguera e foram para o mesmo lugar, na Rodovia Anchieta. Um deles foi por dentro da cidade e o outro pelo rodoanel, andando 30 km a mais.

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O motorista que foi por dentro da cidade encontrou trânsito pesado. Para chegar à Anchieta, demorou duas horas e vinte minutos a uma velocidade média de 24 km/h. O motorista que foi pelo rodoanel demorou metade do tempo: uma hora e vinte e três minutos, com economia de combustível, pneus e freios.

Para Sérgio Ejzenberg, especialista em mobilidade urbana, o rodoanel alivia o tráfego de caminhões, mas não é a solução, porque  já está se transformando em uma grande avenida urbana.

“Ou a gente consegue retirar os automóveis da rua através de transporte de massa ou o rodoanel vai congestionar também e daqui a cinco, seis anos ser como a marginal era há dez anos”, afirmou.

FONTE: G1

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