SuperTruck, da Volvo, promete revolucionar os pesados

Cinco anos após ingressar no desafio do DOE (Departamente de energia dos Estados Unidos), que pedia por caminhões até 50% mais eficientes no futuro, a Volvo finalizou o desenvolvimento de seu caminhão-conceito, o Supertruck, que promete ir além dos requisitos da entidade.

truck-txt_620x467

O conjunto foi projetado e construído a partir de uma abordagem completa, com base na otimização do cavalo mecânico, reboque e trem de força, que, segundo a fabricante, permitiu ultrapassar os limites do desafio em 38% (de 50% para 88%), com média de pouco mais de 5 km/l na estradas e rodovias.

aluminio-txt_620x467

Os materiais empregados nos componentes foram alguns dos quesitos que mais auxiliaram na redução de peso do conjunto. O chassi é inteiramente feito de alumínio, que tem quase a metade do peso do aço tradicional, apenas os parafusos são de aço. Todo o material que compõe a cabine: teto, capô e saias laterais são construídos em fibra de carbono, que serviram para a marca avaliar o peso em relação aos materiais tradicionais. Além disso, a Volvo buscou materiais com propriedades de resistência semelhantes, porém de custo reduzido, como a fibra de  carbono reciclada.

Outra parte que recebeu grande atenção dos engenheiros da Volvo, foi a do trem de força, que, de acordo com a marca, foram refinados nos quesitos mecânico e aerodinâmico. Um novo sistema de turbocompund foi desenvolvido para recuperar a energia desperdiçada no motor Volvo D13, o que amplia a eficiência em até 6,5%. Além disso, os pistões em formato de ondas, patenteado pela marca, em conjunto com outras soluções do motor (como o commom-rail), entregam até 2,2% mais econômia, com relação ao motor D11 e 2,5% quando comparado ao D13.

st-capa_620x467

O propulsor também foi construído visando a redução de peso do conjunto. Para isso, a fabricante optou por uma tendência que já está em curso no segmento dos veículos de passeio: adotar o downsizing, com redução de tamanho e manutenção ou ganho de potência, por meio do turbo.

supertruck-txt_620x467

O programa Supertruck é uma PPP (Parceria Público-Privada) entre o Departamento de Energia EUA e as fabricantes, que tem o objetivo de promover pesquisas e melhorias na eficiência das composições de Classe 8 (categoria dos mercado norte-americano), além de auxiliar no desenvolvimento de tecnologias que ainda não estão disponíveis hoje. A Volvo afirma que, comparado ao modelo VNL 670 (linha 2009), o conceito é até 70% mais econômico e eficiente.

fonte: motorspress

Comentarios