SETCESP oferece Teste de Opacidade gratuito para transportadoras associadas

O serviço mede a emissão de poluentes gerados por veículos de carga. (Foto: reprodução/SETCESP)

SETCESP oferece Teste de Opacidade gratuito para transportadoras associadas

Multa para veículos por excesso de emissão de fumaça preta é de R$ 1.745,40

Nos últimos anos, mais de 90 mil veículos foram autuados pela CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), pelo excesso de emissão de fumaça preta. Atualmente o valor da multa é de R$ 1.745,40

Em parceria com a FETCESP, por meio do Programa Despoluir do SEST SENAT, o SETCESP agora oferece o agendamento e realização do teste de opacidade de forma gratuita para associados.

O serviço mede a emissão de poluentes gerados por veículos de carga, com o objetivo de garantir uma boa qualidade do ar, e reduzir multas e gastos com manutenção corretiva da frota.

Após o agendamento, um técnico é direcionado até a empresa para realizar o teste. Nesta inspeção, é possível saber quanto o veículo libera de partículas à medida que acelera, de acordo com a quantidade de fumaça emitida. Caso o veículo esteja dentro dos padrões estabelecidos pelo Decreto nº 54.487/2009, que determina o controle da poluição no estado de São Paulo, o técnico emitirá um laudo atestando a regularidade, e o veículo receberá ainda um Selo de Aprovação do Despoluir.

O teste ainda avalia as condições do motor e a eficiência do programa de manutenção preventiva dos veículos. Veja abaixo o passo a passo de como é realizado clicando aqui.

O SETCESP oferece esse serviço de forma gratuita aos associados. Evite multas ambientais e reduza os gastos com manutenção corretiva da sua frota, agende já o teste de opacidade.

Agende aqui.

Fonte: SETCESP

Comentarios