Rodoanel celebra a segurança na via

Nos trechos Sul e Leste do Rodoanel Mario Covas, por exemplo, a SPMAR tem como foco cuidar dos motoristas e realiza um trabalho intenso de verificação da pista. (Foto: divulgação)

Rodoanel celebra a segurança na via

Ações preventivas diárias garantem viagens sem transtorno aos usuários

Comemorado na última semana, o dia do motorista realçou a importância de se cuidar da segurança de quem dirige, mas esse é um trabalho que precisa ser diário, não apenas em datas especiais.

Quando nos programamos para viajar é essencial uma revisão do veiculo antes de pegar a estrada. O que não imaginamos é que a rodovia também passa por esse mesmo processo, só que diariamente, para oferecer total segurança ao usuário. Um grupo grande de profissionais, entre engenheiros de tráfego, equipes de limpeza, manutenção, monitoramento, mecânicos, entre outros, se dedicam a garantir excelência para receber os viajantes.

Nos trechos Sul e Leste do Rodoanel Mario Covas, por exemplo, a SPMAR tem como foco cuidar dos motoristas e realiza um trabalho intenso de verificação da pista, faça chuva ou faça sol, como define Marcos Fonseca, diretor executivo da concessionária: “O nosso papel é realizar uma inspeção preventiva constante na via, garantindo que o usuário encontre todas as condições necessárias para uma viagem segurança. E nossa equipe trabalha arduamente para isso”.

Para atingir o padrão necessário para receber os 150 mil veículos que circulam na rodovia, por mês, a equipe de engenharia da SPMAR realiza todo tipo de serviço, desde os mais visíveis, como o recapeamento, até os menos perceptíveis, como a manutenção da sinalização, um item, por sinal, essencial para segurança do condutor em dias chuvosos e que se desgasta com o tempo.

Nos últimos seis meses, por exemplo, foram implantados 1800 m2 de sinalização vertical e refeitos outros 98.500 m2 de sinalização horizontal. Também houve substituição de mais de dois quilômetros de defensas metálicas, danificadas por colisões.

Já no entorno da rodovia quem atua é a equipe de poda, seu trabalho preventivo evita que o mato alto, por exemplo, seja foco de incêndio em períodos de seca. De janeiro a junho, esse grupo cuidou de mais de 3,1 quilômetros quadrados no rodoanel.

E quando se percorre uma rodovia limpinha, não se imagina a quantidade de lixo recolhido diariamente. Nas margens da via é possível encontrar desde garrafas pets até peças de carros, elementos abandonados por usuários e que soltos na pista podem bater num para-brisa ou obrigar o motorista a uma freada brusca, aumentando as chances de acidentes. A equipe de limpeza da SPMAR, no último semestre, trabalhou duro para dar conta dos 285.503 metros cúbicos de entulho abandonados, o equivalente a 114 piscinas olímpicas cheias. Só de bandagem de pneus foram retiradas, em média, 26 toneladas por mês.

Mão na roda

Com assistência 24 horas, 7 dias por semanas, a equipe de atendimento ao usuário da concessionária é quem socorre o motorista na hora do aperto. Nos primeiros seis meses do ano, a equipe da SPMAR atendeu mais de 22 mil ligações. Do total das chamadas recebidas, 38 % foram para serviços de guinchos, enquanto pane mecânica representou 35% das solicitações.

Todo esse trabalho diário garante as melhores condições de tráfego ao usuário, tornando a viagem segura e reduzindo riscos de uma eventualidade.

Comentarios