Pista de testes para caminhões

Iveco inaugura o seu próprio campo de provas

Campo de Provas da Iveco

Em uma área de 300 mil m², a Iveco instalou o seu campo de provas ao lado da sua fábrica de Sete Lagoas (MG). No local, a empresa será capaz de testar toda a gama de produtos da marca, que envolve caminhões de semileves a pesados, ônibus e o veículo de defesa Guarani.

O campo, que levou quatro anos — da fase de projeto até ficar pronto — recebeu investimentos de R$ 24 milhões. O seu tamanho equivale a 36 estádios de futebol do tamanho do Mineirão (maior estádio de futebol de Minas Gerais) e tem capacidade suficiente para realizar 3 mil testes anuais.

Segundo Darwin Viegas, diretor de desenvolvimento de produto Iveco Latin America, os benefícios do campo de provas próprio está na redução do tempo de validação dos produtos e, sobretudo, de custos, já que antes utilizavam estrutura de terceiros. “Isso se traduz em redução do tempo de desenvolvimento e nos torna uma marca mais competitiva”, diz.

O local é composto por três pistas. A primeira possui 1 650 m de extensão e realiza testes dos veículos em alta velocidade, com o objetivo de simular o uso em condições reais, desempenho do veículo, funcionalidade e durabilidade dos componentes. A segunda pista faz a medição de ruídos, por isso o asfalto possui gramaturas que ajuda a ter a noção do nível de ruído por meio de microfones instalados ao longo da via. Assim é possível simular as condições reais das condições acústicas. A terceira pista também avalia durabilidade de itens como direção, freios e suspensão, além de outros itens ligados à segurança.

Mais informações sobre o campo de provas da Iveco confira reportagem completa na edição nº 144 da TRANSPORTE MUNDIAL, nas bancas em julho.

Fonte: transporte online

Comentarios