A vez dos usados

Mercedes-Benz lucra com loja própria de caminhões de segunda mão

Dona da loja própria de venda de caminhões usados e seminovos, a SelecTruck, localizada em Mauá (SP), a Mercedes-Benz em um pouco mais de 20 meses criou know-how nesse negócio. Não existe uma regra para definir o que é um veículo seminovo e usado, mas no geral, até modelos com até três anos de uso são tratados como seminovos e daí em diante, como usados.

Empresa aceita modelos de todas as marcas

Coincidindo com um ano de vendas de novos em baixa, o mercado de segunda mão está crescendo. A prova disso são os bons números apresentados desde a criação da SelecTruck, em 2013. De lá para cá já foram comercializadas 541 unidades, sendo que 158 modelos desse montante foram negociados apenas nos cinco primeiros meses deste ano.

Roberto Leoncini, vice-presidente de marketing, vendas e pós-venda de caminhões e ônibus da MB, explica que a partir dos negócios com usados também foi possível vender caminhões novos. “Em 18 meses vendemos aproximadamente 680 caminhões zero km aceitando seminovos na troca. Isso contribui para que a Mercedes-Benz mantenha-se competitiva num mercado extremamente disputado como o que estamos vivendo hoje no país”, diz Leoncini. “E mais: a SelecTrucks também tem colaborado para um maior volume de serviços e de peças, gerando mais resultados para a empresa e para nossos concessionários”.

A Mercedes-Benz vai inaugurar uma unidade do SelecTrucks em Minas Gerais ainda este ano. Sem ainda mencionar o local, Leoncini explica que a estratégia é levar o SelecTrucks até o cliente, que também tem a opção de comprar pela internet, através do site da loja. Também serão inaugurados dois postos de vendas como plano piloto em concessionárias localizadas entre o corredor Campinas e Ribeirão Preto.

O vice-presidente adianta que o revendedor Mercedes não participará da operação, mas como vai ceder a estrutura de espaço, poderá cobrar por isso. “Por ser um projeto piloto, não será uma estrutura fixa. Acreditamos que será bom para o concessionário porque vai gerar movimento na loja e favorecer a venda de produtos e serviços”, ressalta Leoncini.

Garantias

Para caminhões com idades médias até cinco ou seis anos, a Mercedes oferece garantias de 12 meses para veículos rodoviários e de seis meses para modelos fora de estrada. Nos primeiros 20 meses, os modelos que mais tiveram participação de negócios foram os semipesados. No entanto, a SelecTrucks trabalha com modelos de todas as categorias e marcas – com destaque para Scania, Volkswagen e Volvo – que são aceitos na operação.

Para mais informações sobre o SelecTrucks e os modelos mais vendidos nesse negócio, leia reportagem completa na edição 144, da revista TRANSPORTE MUNDIAL, em julho, nas bancas.

Fonte: Transporte Online

Comentarios