Pequenos caminhões ganham espaço na pandemia e aquecem o mercado de logística

Destaca-se também a atuação amplificada dos caminhões pequenos para o transporte de recursos hospitalares e farmacêuticos. (Foto: reprodução)

Pequenos caminhões ganham espaço na pandemia e aquecem o mercado de logística

Opção se mostra ideal para metrópoles por aliar mobilidade e capacidade de armazenamento

A pandemia causada pelo novo coronavírus trouxe inúmeros desafios em todo o mundo, porém, também está provando ser uma aceleradora de mudanças. Novos hábitos passaram a fazer parte da vida das pessoas, incluindo os pedidos delivery, que aqueceram o mercado de logística. De acordo com pesquisa feita pela Rede, empresa de meios de pagamento do Itaú, a entrega de compras aumentou 59% em abril, em comparação ao mesmo período do ano anterior.

Diante desse boom das entregas em domicílio, os caminhões pequenos, ou small trucks (incluindo também VUC e camionetas), estão sendo cada vez mais utilizados. Pelo fato de aliar boa capacidade de armazenamento a uma mobilidade necessária para transitar nas metrópoles, os veículos são muito usados pelos supermercados e comércios no geral.

Segundo levantamento da Fenabrave (associação nacional dos concessionários), o mercado de caminhões não colapsou como o de veículos leves, embora as vendas do setor também tenham registrado queda. No primeiro semestre deste ano, foram 37.629 emplacamentos, contra 46.865 do primeiro semestre de 2019. A queda percentual é de apenas 19,71%, metade do impacto que sofreu o mercado de veículos de passeio.

Destaca-se também a atuação amplificada dos caminhões pequenos para o transporte de recursos hospitalares e farmacêuticos. Em meio a uma crise de saúde, a demanda por estes itens cresceu consideravelmente. Para Lauro Toledo, Executivo de contas da Thermo King, empresa líder mundial em soluções para o transporte refrigerado, a tendência de veículos urbanos de carga veio para ficar.

– Os pequenos caminhões são destinados à zona urbana. Para o transporte de alimentos e medicamentos nessas áreas, é a solução ideal. Aliado a um equipamento de refrigeração, o acondicionamento correto dos produtos é garantido. Na Thermo King, por exemplo, temos a linha V-500, que atende perfeitamente os small trucks – explica.

A empresa possui também a série RV, lançada recentemente no mercado latino-americano, que oferece alta capacidade de resfriamento e controle preciso de temperatura. Outros equipamentos que fazem parte do portfólio são os da Série V e Ce – já consagrados em todos os países da América Latina.

Oferecendo capacidade, operação e aplicação, a Thermo King possui modelos para todos os tamanhos de veículos, desde um pequeno furgão até um veículo longo de carga. Para o transporte de medicamentos e alimentos como frutas, legumes e verduras, a refrigeração no transporte é fundamental.

Comentarios