Os lançamentos de caminhões no Brasil em 2021

O Salão Internacional de Transportes (Fenatran) – maior evento do setor na América Latina – está marcado para ocorrer de 18 a 22 de outubro. (Foto: reprodução)

Os lançamentos de caminhões no Brasil em 2021

Ano será marcado pelo Salão Internacional de Transportes (Fenatran) e muitas inovações tecnológicas

Em 2020, o mercado registrou importantes lançamentos de caminhões. Os novos DAF XF e Mercedes-Benz Actros, além do Volkswagen Meteor e da linha de elétricos da JAC são alguns exemplos. Mas, como a promessa é de um 2021 ainda melhor, a indústria já prepara novidades. Ao mesmo tempo, os clientes aguardam ansiosos elos lançamentos. Ainda mais porque haverá o Salão Internacional de Transportes (Fenatran). O maior evento do setor na América Latina está marcado para ocorrer de 18 a 22 de outubro.

Lançamentos de caminhões em 2021 por marca

A DAF, por exemplo, confirmou que trará o CF. O novo caminhão terá o mesmo motor a diesel e as tecnologias da linha que roda na Europa. E, assim como ocorreu com o XF, modelo premium da DAF, o CF será menos poluente. Nesse sentido, já atende as normas de emissões do Euro 6. Bem como será dotado de vários sistemas eletrônicos modernos.

Os primeiros modelos da linha CF vão ser cavalos mecânicos. A DAF quer entrar em segmentos muito competitivos e em que não atua no Brasil. Cana-de-açúcar e mineração estão entre os alvos da marca. Portanto, a família deve crescer com uma versão rígida vocacional.

DAF CF

Em 2019, a DAF mostrou o CF rígido durante a Fenatran. Mas não revelou quando faria o lançamento. Contudo, os testes locais estão bem adiantados. E o modelo deverá chegar com o mesmo motor do XF.

Em outras palavras, estamos falando do Paccar MX 13. Ou seja, trata-se do seis-cilindros em linha que gera 460 cv de potência e 234,7 mkgf de torque a 2.100 rpm.

Além disso, o câmbio automatizado ZF AS-Tronic de 12 e 16 marchas deve sair de linha. Ao mesmo tempo, com a estreia da nova caixa ZF Traxon, é praticamente certa sua adoção no novo caminhão.

Enfim, o novo modelo tem capacidade de carga de 40 toneladas. Ao mesmo tempo, a suspensão dianteira tem capacidade para 9 toneladas. Ao passo que a traseira é para 32 toneladas.

No entanto, em 2020, a Foton também iniciou os testes no Brasil do TM 2.8. Trata-se de um caminhão a gás semi-leve. A iniciativa é em parceria com a Coopercarga e o Carrefour. O VUC tem motor 1.5 de quatro cilindros a gasolina que pode rodar também com GNV.

Para tanto, a Foton vai oferecer o TM 2.8 com kit gás da convertedora Convergas. O sistema, que pesa cerca de 170 kg, inclui dois cilindros com capacidade total de 30 m³ de gás. A marca informa que todas as garantias, inclusive para a conversão, serão mantidas. O TM 2.8 pode rodar até 280 km com GNV

A marca de origem chinesa também trará caminhões semipesados vocacionais ao Brasil em 2021. O intuito é preencher o espaço aberto no mercado com o fim da Ford Caminhões.

Iveco

A Iveco ampliou a linha Tector. A família tem modelos para atuar nos segmentos de leves a pesados. No entanto, a marca não oferece versões vocacionais do Tector. Como, por exemplo, para cana-de- açúcar. E essa opção pode ser lançada no Brasil em 2021.

Uma das novidades que o Estradão já adiantou é a chegada do Iveco S-Way. O modelo já foi flagrado rodando no País em testes. E o líder da marca na América do Sul, Márcio Querichelli, confirmou que quer trazer o caminhão ao Brasil.

Caminhão a gás

Além disso, a Iveco deverá lançar no País um caminhão a gás. Ainda não está claro qual vai ser o modelo que a marca fará em Sete Lagoas (MG). Pode ser a versão NP (Natural Power) do Hi-Way, que seria um forte rival do Scania a gás. E também poderá ser o Tector. Se isso acontecer, vai inaugurar a oferta da tecnologia nos segmentos menores, como o de semipesados.

Na América do Sul, a marca oferece o Tector 160E21 na Argentina e o Stralis a gás no Chile. Mas no Brasil, o Stralis não é mais fabricado.

Ao mesmo tempo, a Iveco vai ampliar a linha Daily. A versão de entrada renovada, Daily City chega em 2021. Nesse sentido, tem desenho renovado, parecido com o do restante da gama atual.

Quando lançou a nova geração, a marca manteve a versão de entrada com a cara antiga. Essa opção foi denominada de 35S14. Como é a mais vendida, a Iveco não quis mexer no preço.

Mas, a partir de 2021, com o sucesso da nova linha, todos os modelos passam a ter o mesmo desenho. Assim como as tecnologias. Essas versões de chassi-cabine, furgões e van têm PBT de 3,5 toneladas.

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Fonte: Notícias NTC&Logística

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