O cenário para venda caminhões está favorável?

É claro que o Brasil ainda sente as consequências da crise econômica que se abateu no país durante os últimos anos. A taxa de desemprego é grande e muitos investidores ainda estão receosos. Mas, e a venda de carros e caminhões? O cenário é favorável?

É fato que sempre existirão pontos mais complexos para afirmamos sobre um mercado favorável ou não para a venda de veículos, mas, dentro de uma expectativa geral é possível se ter uma melhor noção sobre o assunto.

Assim, este artigo discorrerá sobre como está o cenário de venda de caminhões e automóveis. Acompanhe a leitura.

Cenário para venda de carros

Logicamente, a venda de carros sempre será mais propícia do que a venda de caminhões. É uma conta lógica: se existem mais motoristas habilitados para a condução de automóveis de pequeno porte, a procura sempre será maior.

Além disso, ainda podemos incluir bases mais complexa que envolveria o capital financeiro da maior parte da sociedade brasileira, proibições sobre a circulação de caminhões nas grandes cidades, entre outros. Tudo isso torna o mercado de carros sempre mais favorável.

Porém, devemos considerar que o país veio de uma grande recessão econômica, então, a venda de carros novos ainda é uma questão delicada. Por outro lado, a oportunidade para compra de carros usados é real e bastante interessante.

Seja por questões de desemprego, ou por questões de diminuição de custos (proprietários com dois ou mais automóveis), muitas pessoas estão colocando seus veículos a venda e possibilitando outras a adquirirem seu primeiro bem automotivo.

Cenário para venda de caminhões

Como dito, o mercado de venda de caminhões já é um pouco mais complexo, pois envolve questões econômicas, sociais e até culturais. Em época de economia forte no país, muitas pessoas apostariam na compra de caminhões para expandir seu negócio e/ou uma mudança de carreira.

Porém, esse não é o caso atual do Brasil. Todavia, existem situações que podem ser favoráveis para uma alavancada na venda dos veículos pesados:

O agronegócio e o BNDES

Publicidade:

Consorcio DAF

Um estudo da MA8 Consulting apontou que as linhas de financiamento e crédito são elementos vitais para a retomada das vendas no setor de caminhões. A empresa de consultoria concluiu que o governo é peça chave nessa empreitada através do BNDES. Porém, esse mesmo estudo aponta que é preciso uma mudança no setor para que essa dependência não se mantenha nos próximos.

Outro ponto favorável é o agronegócio. Como acontece em muitos países pelo mundo, no Brasil, o setor de agronegócio e commodities é responsável por mais de 50% da exportação geral. E, no país, a safra tem um tendência sempre de crescimento.

E como todo o negócio do setor depende da utilização de máquinas e equipamentos pesados como caminhões, os agricultores e empresários do ramo precisam investir na compra ou troca de suas frotas. O que significa uma melhora no cenário atual.

Então, é possível afirmar que o setor agronegócio terá grande participação na retomada das vendas de automotivos de grande porte.

Crescimento global

O estudo da MA8 Consulting também chama a atenção para um crescimento externo como ponto favorável para a venda de caminhões. Segundo os especialistas, países como a China e Estados Unidos impulsionarão uma nova onda na economia global e o Brasil se beneficiará com isso através das exportações agrícolas e minerais.

Então, independentemente de questões políticas e ideológicas que o país esteja vivendo, o crescimento externo irá favorecer o comércio interno de caminhões.

Para finalizar, a Consultoria afirma que a variação no cenário de vendas de automóveis é algo histórico e pode ser previsto, desde que se faça análises e estudos sobre casos anteriores.

Conclusão

Em suma, ainda que o Brasil esteja em recuperação, sempre haverá oportunidades para quem deseja adquirir seu carro. E, o setor de caminhões, mesmo sendo um pouco mais complexo, é impulsionado também por questões externas, o que ajuda a impulsionar as vendas dos veículos.

Uma última dica: se você deseja fazer uma avaliação do seu carro usado, existem ferramentas online que propiciam isso de forma segura e transparente. Experimente os sites como o Instacarro e tire as suas dúvidas. Há também outros sites que valem a pena dar uma olhada. Faça uma pesquisa.

Comentarios