Novo Actros L oferece mais eficiência nas estradas com cabine futurística

(Imagem: divulgação/Mercedes-Benz)

Desde o lançamento em junho de 2021, o Actros L definiu o segmento Premium dos caminhões pesados movidos a diesel da Mercedes-Benz Trucks. Agora, a empresa está atingindo um novo nível com design futurista, aerodinâmica otimizada, recursos de conforto, motores ainda mais eficientes, altos níveis de dinâmica de condução e sistemas de assistência. Dessa maneira, o novo Actros L tem tudo o que precisa para impressionar os frotistas e caminhoneiros profissionais, mantendo uma história de sucesso da série de modelos que começou em 1996. A meta da Mercedes-Benz Trucks é continuar como pioneira na indústria de caminhões com propulsão convencional, reafirmando seu compromisso de atender todas as necessidades de seus clientes e motoristas. O novo Actros L com a ProCabin pode ser encomendado já a partir deste mês e entrará em produção em dezembro de 2024.

“Nossa meta é sempre oferecer aos nossos clientes as melhores soluções de veículos para todas as tecnologias de tração”, afirma Rainer Müller-Finkeldei, chefe da área de Desenvolvimento da Mercedes-Benz Trucks. “O tradicional caminhão movido a diesel continuará a ser indispensável em diversas regiões do país por ainda algum tempo. Por isso, com o novo Actros L, otimizamos ainda mais o nosso carro-chefe testado e comprovado em muitos aspectos. O que se reflete no design revolucionário da cabine.”

Novo design aerodinâmico proporciona economia de combustível de cerca de 3%

Todo o design da cabine “ProCabin”, revelada pela primeira vez durante a estreia mundial do eActros 600 elétrico a bateria em outubro de 2023, foi totalmente projetada a fim de proporcionar uma aerodinâmica eficiente, englobando pré-spoiler e spoiler de teto, painéis defletores na Coluna A em volta das janelas laterais, frontal plano da cabine, para-choque otimizado com aberturas mínimas de entrada de ar para resfriamento e novo painel da parte inferior da carroceria. Agora, a corrente de ar encontra uma área frontal que favorece a aerodinâmica de maneira prolongada em 80 milímetros e segue por todo o veículo. O que é garantido por uma entrada enxuta, acabamento aprimorado dos alojamentos das rodas e acabamento lateral otimizado.

Em se tratando do fluxo de ar, os defletores laterais estendidos agora são projetados para garantir uma boa transição entre o cavalo mecânico e o semirreboque acoplado. O uso de diversas vedações para desacoplar o compartimento do motor dos dutos de ar externos completa o conceito aerodinâmico, resultando em uma economia de combustível de até 3% no novo Actros L.

Novo Actros L apresenta alto nível de conforto para motoristas

Com design futurista, a Mercedes-Benz Trucks reconhece que, além de eficiência e ótimo custo-benefício, aspectos como a beleza externa e conforto para a cabine do motorista desempenham um papel importante na compra do veículo. Detalhes como a pintura da cabine, o logotipo da Mercedes-Benz e a inscrição cromada em tons escuros, bem como placas de degraus de alumínio são itens atrativos para os clientes. Além disso, toda a iluminação dentro e fora do veículo apresenta tecnologia em LED. Isso se aplica aos faróis, lanternas indicadoras de direção, luzes laterais e traseiras. Vale ressaltar que faróis em Matrix LED também estão disponíveis como opcionais para máximo desempenho de iluminação.

No interior do veículo, a ProCabin está disponível em três versões – Stream, Big ou Giga Space – oferecendo vários recursos de conforto, como aquecimento otimizado dos assentos, novas capas de assento de tecido Premium ou beliches com estruturas completas de ripas e novo colchão de espessura Premium.  Além disso, a nova gama de recursos nos painéis de interruptores nos beliches, iluminação ambiente e lâmpadas de leitura adicionais também são novidades. Outros equipamentos como tomadas USB-C adicionais nas paredes laterais, cortina de alta qualidade em design bicolor, segunda geladeira e tomada de 230 volts e o conceito “SoloStar”, disponível nas novas versões de capas para assentos, também chegam como recursos adicionais. A partir de abril de 2025, o “Multimedia Cockpit Interactive 2” também estará disponível com um design de menu renovado, controle de voz, conectividade ainda mais aprimorada e novos aplicativos, como Alertas Conectados de Trânsito.

Terceira geração do motor OM 471 garante ainda mais economia de combustível

A Mercedes-Benz Trucks aumentou ainda mais a eficiência do novo Actros L em combinação com a terceira geração do motor OM 471 de 12,8 litros, que foi projetado para reduzir o TCO sem comprometer desempenho, dinâmica de condução e conforto em termos de condução eficiente, consumo de combustível e redução das emissões de CO2.

Com a terceira geração do OM 471, a Mercedes-Benz Trucks introduziu dois novos turboalimentadores conforme as demandas dos clientes. Para transporte de longas distâncias, o objetivo é alcançar o menor consumo de combustível possível. Em combinação com o sistema de pós-tratamento dos gases de escape, esse turboalimentador permite uma economia máxima de combustível em até 4% em relação à geração anterior.

Recursos de segurança auxiliam na condução dos motoristas

Os recursos de segurança utilizados no novo Actros L também reforçam a posição da Mercedes-Benz Trucks como uma das pioneiras do setor. Muitas vezes esses sistemas excedem significativamente os rigorosos padrões das Normas Gerais de Segurança (GSR – General Safety Regulation), que entrarão em vigor a partir de julho de 2024 e exigem uma vasta gama de sistemas de assistência ao motorista para aumentar ainda mais a segurança rodoviária para todos os usuários da estrada

Equipar veículos com câmeras e sensores é muito importante para a eficácia desses sistemas. Visando contribuir ainda mais para a prevenção de acidentes, a Daimler Truck desenvolveu uma nova plataforma eletrônica que permite uma visão ampliada para a frente e para os lados com a chamada fusão de sensores, ou seja, a fusão de dados de radar e os da câmera. Essa plataforma oferece processamento de dados 20 vezes mais rápido e um total de seis sensores instalados – quatro radares laterais de curto alcance na frente e atrás, à direita e à esquerda do veículo, um radar de longo alcance no centro e uma câmera multifuncional no para-brisa – possibilitando cobrir um ângulo de 270 graus ao redor do veículo.

Saiba mais acessando o site da Mercedes-Benz.

Comentarios