Japão libera venda de carros sem retrovisores

mirrorless car - reproducao youtube
Foto: Reprodução YouTube – 10/08/2016

País larga na frente e aprova câmeras de alta resolução para substituir espelhos

O Japão foi o primeiro país a permitir que as montadoras substituam os espelhos retrovisores por câmeras de vídeo de alta resolução em seus veículos. A empresa Ichikoh será a primeira a fornecer o retrovisor digital. O produto será um espelho de dupla função batizado de smart rearview monitor (monitor restrovisor inteligente).

O sistema de câmeras e monitores melhora substancialmente a percepção de tráfego, através da detecção e classificação de objetos. Além disso, pode indicar a distância e a velocidade de outro veículo, permitindo uma ação preventiva do motorista. Outro ganho é a ampliação do espaço entre as faixas de rolagem, onde motociclistas circulam entre os carros.

Além do Japão, já existe a sinalização de que outros países deverão aprovar a venda de carros sem retrovisor. Os Estados Unidos podem aprovar até 2018. Após os americanos, os chineses devem ser os próximos a acabarem com os retrovisores tradicionais.

A novidade exigirá mudanças na legislação de trânsito, além de um processo de reeducação dos motoristas, que deverão se adaptar a essa novidade tecnológica.

Com informações Automotive News

Carlos Cordeiro
Agência CNT de Notícias

Comentarios