
Redação Chico da Boleia
O primeiro levantamento do ano divulgado pela Federação Nacional de da Distribuição de Veículos Automotores (FENABRAVE) revela que o número de emplacamentos de caminhões registrou queda de 17,82% em janeiro, quando comparado a dezembro do ano passado.
Entretanto, no comparativo com o mesmo mês de 2024, o segmento teve um resultado positivo, com o aumento nas vendas dos pesados em quase 15%.
De acordo com a entidade, a expectativa para este mercado em 2025 é de crescimento, tendo em vista as encomendas feitas na FENATRAN 2024 e, também, devido as crescentes demandas do transporte rodoviário de cargas, incentivado por outros setores econômicos como o agronegócio, por exemplo.
“Esse segmento depende das condições macroeconômicas, do ritmo da atividade industrial e do agronegócio. Por isso, vamos acompanhar os próximos meses para verificar as tendências”, pontua Arcelio Junior, presidente da FENABRAVE.
Quadro geral
A Federação ressalta que o total de unidades emplacadas em janeiro chegou a 341.435, apresentando um aumento de 5,9% quando comparado ao mesmo período de 2024. Esse é o melhor desempenho do setor para o mês desde 2015.
“O mês de janeiro é, historicamente, pior do que dezembro, pois é um período com características singulares e que influenciam o desempenho de emplacamentos, já que, nessa época, o orçamento das famílias é afetado por despesas como IPVA, matrículas e material escolar, além de ser uma época em que muitos consumidores saem em férias e acabam postergando a decisão de compra de veículos. Ainda assim, tivemos um resultado positivo frente a janeiro de 2024”, analisa Arcelio.
Comentarios