Festas e feiras animam o mês do caminhoneiro em todo o país

IMG_0649
Festa Caminhoneiro Socorro – Foto: Pamela Souza

Todo mundo sabe que no mês de julho estão programadas as maiores festas do caminhoneiro do país e isso não acontece à toa. Os eventos fazem alusão ao dia 25 de julho, Dia de São Cristóvão, quando, mais uma vez, é comemorado o Dia dos Caminhoneiros (celebração que se repete em 30 de junho).

Existem aqueles que são mais chegados em comemorar em junho e outros que não abrem mão de serem celebrados junto do santo protetor de quem roda nas estradas. Independente de cada gosto, o fato é que o mês de julho de 2015 esteve recheado (de verdade!) de muitas festas e atrações, organizadas por vários organismos, sindicatos, cooperativas e grupos de caminhoneiros.

Das mais tradicionais às ainda iniciantes, o objetivo das festas é um só: contemplar os caminhoneiros e suas famílias. Para isso, os organizadores oferecem serviços de saúde, palestras, cursos, test drives, brincadeiras para as crianças, shows, numa extensa programação que pode durar dias.

Em Iconha, no sul do Espírito Santo, foi realizada a 18ª edição da Festa dos caminhoneiros. O evento extravasa o ambiente cultural e de entretenimento da cidade e movimenta milhões de reais em vendas e financiamentos, contando com a participação de montadoras, concessionárias, bancos e transportadoras.

O objetivo também é estimular a economia local, proporcionando um ambiente propício para a efetuação de negócios. Já o público, que compareceu em massa, pode acompanhar três dias de festa, com atrações como o cantor sertanejo Michel Teló. Durante o evento, milhares de caminhoneiros também realizaram uma linda carreata que celebrou a profissão e o dia a dia da categoria.

Vista como uma das maiores e mais importantes festas do Brasil, a 36ª Feira do Carreteiro de Aparecida do Norte foi realizada entre os dias 14 e 17 de julho. A Feira reuniu, como todos os anos, milhares de amantes das estradas e profissionais do volante no pátio da Basílica de Nossa Senhora Aparecida.

Dentre as principais atividades que divertiram os presentes estiveram o Truck Test e o Truck Service. No Truck Test, os motoristas puderam conhecer detalhes e o desempenho dos caminhões recém-lançados pelas montadoras, pois os testaram num percurso pavimentado de 4.000m dentro dos limites da Basílica, com trechos planos, subidas, descidas e curvas.

Este ano, os motoristas puderam testar 14 modelos trazidos pelas montadoras Ford, Iveco, MAN, Mercedes-Benz, Volvo. A Ford disponibiliza para o teste três unidades do Cargo 2842, a Iveco dois caminhões Stralis 480 e 560, a Mercedes-Benz o Actros 2655 e Atego 2430, a MAN um MAN 29.440 e dois Constelation 25.420 e 24.280 e a Volvo são dois VM 270 e 330 e dois FH 500 e 540.

Já no Truck Service foi realizada uma série de diagnósticos nos componentes dos caminhões dos carreteiros. O objetivo é conscientizar os motoristas sobre a importância da manutenção e incentivá-los a realizarem um check-up preventivo nos veículos.

Neste ano, a Feira contou com a participação do Programa Estrada para a Saúde que disponibilizou exames de saúde para todos os caminhoneiros. Gratuitamente, se pode realizar testes de colesterol, glicemia, visão, aferição de pressão arterial e avaliação de risco cardíaco.

Carla Fornasaro, Gestora de Relações Institucionais e Sustentabilidade da CCR Nova Dutra, salienta que a feira é um momento muito importante para os profissionais do volante. “Além dos caminhoneiros ficarem atualizados com as novidades do setor, esses dias são importantes para que eles possam realizar os exames. Por ser período de férias, muitos deles estão com a família para participar da feira e aproveitam para dar prioridade à saúde”, comentou Carla.

Publicidade:

anuncio

Chico da Boleia pode acompanhar de perto as atrações promovidas pela grande Feira do Caminhoneiro de Guarulhos, realizada anualmente no Posto Sakamoto. Promovida pela Tudo em Transporte Editora, o evento tem como objetivo apresentar os principais lançamentos de caminhões e equipamentos do setor. A feira promove também um estreitamento da relação entre empresários e caminhoneiros.

Como os outros, o evento marca a celebração do dia de São Cristóvão, comemorado no dia 25 de Julho, padroeiro dos motoristas e, por isso, todos os anos realiza a tradicional bênção das chaves, ritual religioso considerado de grande importância para os caminhoneiros.

Os estradeiros também tiveram a oportunidade de participar de debates e palestras técnicas voltadas à vida no caminhão, além de ações gratuitas de saúde para o motorista. A feira realizou o tradicional Test Drive, com as mais recentes máquinas lançadas no mercado. Para se divertirem, os caminhoneiros puderam contar com a tradicional gincana e os shows musicais.

Em entrevista exclusiva para Chico da Boleia, Orivaldo Quatrini, um dos organizadores do evento, salientou que neste ano, com as adversidades vividas pela economia e pelo setor do transporte rodoviário de cargas no Brasil, o evento em Guarulhos foi viabilizado a partir de muitas dificuldades. No entanto, as parcerias e a presença de montadoras fizeram com que a Festa contasse com várias novidades.

“Eu acredito que a nossa Feira deste ano vai deixar um momento marcado. Aquele que todo mundo lembrou da crise, das dificuldades, e o mês de julho como um divisor de águas, começando um momento de recuperação e retomada dos bons negócios”, frisou Quatrini.

Como novidade, a conhecida festa do Posto Sakamoto apresentou modelos de caminhões e peças das cinco montadoras que estiveram presente. “Para além disso, como forma de entreter a sociedade e todos aqueles que nos visitam, estamos com duas novidades. Este ano temos uma exposição de caminhões antigos e tunados e uma arena food truck. Essa arena é de alimentação, onde tem o trailers de alimentação sobre rodas”, explicou o organizador.

Quatrini ainda afirmou que, apesar da atual conjuntura do setor o sentimento entre os caminhoneiros deve ser de otimismo. Para ele, a categoria deve acreditar que um semestre melhor venha pela frente. “O que a gente deseja é que os amigos do trecho consigam cargas melhores, fretes melhores, estradas melhores, menos violência.”, desejou.

Galeria de fotos

Fonte: Redação Chico da Boleia

Comentarios