Dicas para instalação dos amortecedores


Ao efetuar o serviço, alguns cuidados garantem a performance dos amortecedores

 Parte fundamental da suspensão do veículo, o amortecedor requer alguns cuidados dos reparadores no momento da aplicação do componente. “É necessário atenção na hora de instalar os amortecedores para garantir o pleno funcionamento das peças e também não comprometer a qualidade do trabalho”, afirma Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da Nakata.

 Para a correta instalação, a primeira recomendação de Silva é não esquecer, em hipótese alguma, de equalizar ou escorvar os amortecedores antes de aplicá-los no veículo. “Este é um dos segredos para que os componentes funcionem adequadamente”, ressalta.

 Outros danos, como ruídos e até mesmo problemas mais graves ao trafegar com o veículo, tomando cuidado de verificar se o amortecedor é o adequado para o veículo. “Há amortecedores parecidos fisicamente, porém com cargas de tração e compressão muito diferentes”, explica o gerente.

 Após efetuar a equalização da peça (vide certificado de garantia), ele lembra que é essencial manter o amortecedor sempre na posição vertical.

 É importante verificar o estado de outros componentes do sistema de suspensão, como pivôs, terminais, bandejas, buchas e coxins. “Se um desses componentes estiver danificado ou desgastado influenciará no resultado da performance dos amortecedores”, comenta Silva, acrescentando que as condições das molas também podem comprometerem todo o sistema de suspensão, pois são elas que determinam a altura adequada do veículo.

 Coxins, batentes e calço da mola devem ser substituídos preventivamente.

 Ele também alerta: “Para dar o torque na porca, a haste jamais deve ser travada com alicate, evitando, assim, danos nas peças”. E, para finalizar, é preciso aplicar o torque final com as rodas apoiadas no chão e, em seguida, fazer o alinhamento da direção.

Publicidade



 Os amortecedores Nakata são certificados com o selo do Inmetro e possuem garantia de dois anos ou 50 mil km para veículos de passeios e veículos utilitários e pesados seis meses ou 50 mil km.

Para conferir outros lançamentos da Nakata e obter mais informações sobre produtos, basta acessar  http://www.affinia1.com.br/catalogo_novo.php?idioma= e verificar o catálogo eletrônico de peças ou entrar em contato com a central de atendimento pelo telefone 0800 707 80 22.

 Sobre a Nakata: A Nakata, fabricante de autopeças para o mercado de reposição automotiva com uma linha completa de componentes para suspensão, transmissão, freios e motor, faz parte da Affinia Automotiva presente no Brasil desde 2004, com quatro unidades de negócios, incluindo fábrica, sede administrativa e dois centros de distribuição.  Além da Nakata, a Affinia, que tem operações totalmente voltadas ao mercado da reposição automotiva, com amplo portfólio de produtos, também comercializa as marcas Spicer e Wix.

A empresa dispõe de central de atendimento, catálogos eletrônicos, entre outros serviços. Participa do Programa Carro 100% / Caminhão 100%, iniciativa inédita no País que visa conscientizar o motorista sobre a importância da manutenção preventiva do veículo. Mais informações no site:www.affinia.com.br.

 

Mais informações:

Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa

Majô Gonçalves

Comentarios