Conheça o curso do Sest Senat que habilita para trabalhar com cargas indivisíveis

transporte-indivisel

Um dos serviços de transportes que requer especialização é o que trabalha com cargas indivisíveis. Mas, você sabe o que significa isso? Trata-se do transporte de uma peça unitária, com elevado peso específico, que também pode ter grandes dimensões, como, por exemplo, o transporte de guindastes, toras ou blocos de rocha. O Sest Senat oferece gratuitamente este treinamento para os profissionais do transporte.

O instrutor Marcio Marchi, da Unidade de Florianópolis, explica os detalhes do curso. “O foco está na preparação do condutor frente aos riscos que este tipo de movimentação oferece. Utilizando como base as resoluções do Contran, bem como a regulamentação do DNIT, o motorista adotará um comportamento prevencionista, nivelando desta forma, os riscos existentes na atividade.”

Marchi ressalta que, pela legislação vigente, só quem fez o curso preparatório pode trabalhar com este tipo de carga. Nestes casos, são observadas condições especiais de trânsito, quanto a horários, velocidade, sinalização do veículo e da carga e outras medidas específicas de segurança nas estradas, bem como para segurança de propriedade de terceiros e da própria rodovia.

No Sest Senat, o curso tem carga horária de 50 horas/aula e o aproveitamento pode ser feito em 15 horas/aula para quem já possui o curso de especializado. Durante as aulas, os alunos recebem noções de Legislação de Trânsito e Legislação Específica, Primeiros Socorros, Meio Ambiente e Prevenção de Incêndios, Direção Defensiva e Movimentação de Cargas.

Os pré-requisitos para se matricular são: ser maior de 21 anos; estar habilitado no mínimo na categoria C ou E; não estar cumprindo pena de suspensão do direito de dirigir ou ter a CNH cassada, e nem estar impedido judicialmente de exercer seus direitos.

Onde fazer – O curso dura cinco dias e os caminhoneiros ficam em sala de aula das 8h às 18h. Depois de se formar, o caminhoneiro solicita uma segunda via da carteira de habilitação que vai constar a autorização para o transporte da carga indivisível. O Sest Senat está devidamente credenciado pelo Contran para oferecer o curso. Procure aqui o endereço da Unidade mais próxima e obtenha mais informações no local onde o curso é realizado. (Fonte: Sest Senat Brasília – Elisângela Freitas)

Comentarios