Como cuidar da suspensão do caminhão?

Uma coisa é certa: sem o cuidado correto, o sistema de suspensão pode dar uma dor de cabeça danada para qualquer caminhoneiro. Além de interferir diretamente no conforto durante os longos períodos na estrada, qualquer falha pode colocar em risco a segurança do motorista e de todos no trecho.

É por isso que conversamos com nossos consultores para reunir aqui no blog as principais condutas a serem seguidas à risca por quem não deseja ter dor de cabeça com a suspensão do caminhão, especialmente dos amortecedores. Vamos lá?

1- Entendendo os amortecedores. São eles que garantem a estabilidade do caminhão em curvas, lombadas e até naquelas irregularidades no asfalto. Os amortecedores do sistema de suspensão dominam os movimentos da mola para manter o contato do pneu com o solo.

2- Em caso de mau estado de conservação dos amortecedores, as consequências podem ser graves, dentre elas a perda de estabilidade do caminhão, o desgaste irregular dos pneus e até problemas no sistema de frenagem.

3- O que pode prejudicar o sistema de suspensão? Dentre as principais falhas cometidas pelos caminhoneiros e que interferem diretamente no bom funcionamento dos amortecedores está o excesso de carga. Soma-se a isso trafegar com pneus desgastados e passar em alta velocidade por lombadas e buracos (que infelizmente são um problema generalizado em nosso país).

4- Qual a indicação de tempo para realizar a manutenção preventiva? É sempre bom dar uma olhada no sistema de suspensão a cada 10.000 km rodados, mas isso pode variar conforme a idade do caminhão e tipo de carga que carrega. As condições das vias também interferem diretamente na vida útil dos amortecedores. Ou seja, ao menor sinal de instabilidade – como ruídos, balanço excessivo de pós arrancadas e freadas – não espere bater os 10.000 km e procure seu mecânico imediatamente!

Bom, é isso. Mas como sabemos que você é um especialista no trecho, fique à vontade para deixar sua dica nos comentários. Será muito bem-vinda!

Fonte: JS Peças

Comentarios