Existe limite de idade para um profissional dirigir um caminhão? – DICA DO “HOMEM DO BAÚ”

Durante o ano passado a virtual proposta de reforma da previdência anunciada pelo governo gerou uma série de debates e polêmicas, especialmente por conta do endurecimento nas regras aplicadas para que o trabalhador possa solicitar aposentadoria, havendo aqueles que enxergassem que seria necessário trabalhar quase a vida inteira para receber o direito.

Polêmicas e posicionamentos a parte, essas questões nos inspiraram a abordar qual seria a idade limite para dirigir um caminhão com implemento rodoviário instalado.

A Idade limite para dirigir um veículo com implemento rodoviário 

Quem é caminhoneiro sabe que a rotina da profissão é puxada, afinal são dias passados longe da família e longas horas atrás do volante, podendo ser considerada uma profissão altamente desgastante ao longo dos anos.

O Código de Transito Brasileiro prevê uma idade mínima para que um indivíduo possa dirigir, 18 anos, contudo não estipula uma idade máxima, sendo assim, teoricamente, um caminhoneiro que mantenha a capacidade de passar nos exames relativos à renovação da carteira pode seguir em sua profissão até o final de sua vida.

Contudo, é sempre importante lembrar que conforme a idade avança nossas capacidades para a execução de atividades são alteradas, e a partir dos 60 anos há um notório movimento de queda das mesmas que varia em velocidade e proporção de pessoa para pessoa.

Publicidade



Quando nos habituamos, dirigir veículos parece uma tarefa simples, quase natural, contudo, quando olhamos mais de perto percebemos que na realidade é de grande complexidade, dependendo de três funções para que possa ser executada corretamente.

Funções cognitivas como o raciocínio, entendimento, memória, atenção, respostas imediatas, entre outras; funções motoras como liberdade de movimento, força, rapidez e coordenação; funções sensórias perceptivas, como a visão, audição, etc..

Caso alguma dessas passe a funcionar inadequadamente a possibilidade de ocorrer acidentes são grandes, especialmente nos casos dos veículos de transporte de cargas, por conta de seu tamanho e peso, o que em condições normais já tornam a condução dos mesmos muito mais complicadas quando comparadas a veículos de passeio.

Embora não haja um limite de idade estabelecido legalmente, é importante que o caminhoneiro tenha bom senso e compreenda os próprios limites, procurando não forçar o seu corpo a condições que ele não mais aguentará e assim preservar sua saúde.

Continue nos acompanhando para saber mais sobre a carreira de caminhoneiro e a vida na estrada.

Até a próxima!

Postado por: Osmar Oliveira – 4Truck 

Comentarios