CNTRC convoca os caminhoneiros para paralisação em julho

Decisão tem como base os constantes aumentos do preço dos combustíveis, principalmente o diesel, praticados pela Petrobras. (Foto: reprodução/Agência Brasil)

CNTRC convoca os caminhoneiros para paralisação em julho

Entidade divulgou comunicado anunciando a suspensão das atividades do setor a partir de 25 de julho

Redação Chico da Boleia

O Conselho Nacional do Transporte Rodoviário de Cargas (CNTRC) está convocando os caminhoneiros (as) para uma paralisação das atividades em julho.

Segundo o documento oficial divulgado pelo CNTRC, a decisão tem como base os constantes aumentos do preço dos combustíveis, principalmente o diesel, praticados pela Petrobras e a não revisão da política de preços praticada pela estatal.

A nota ressalta que a Política de Preço de Paridade de Importação (PPI) é “(…) lesiva aos consumidores brasileiros, cuja composição abusiva na formação do preço do combustível nacional inclui variações baseadas em moeda estrangeira e critérios não econômicos e em desacordo com a realidade econômica nacional”.

A prática se distancia da real função da empresa nacional, que é garantir os recursos à população pelo menor preço. E cuja política afeta o preço do frete e o custo do transporte de cargas, prejudicando assim empresas e profissionais do setor, “privilegiando competitividade estrangeria no modal rodoviário”.

O documento ressalta que os reajustes nos preços dos combustíveis, sem explicações adequadas, ferem as leis como as determinadas pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC)

Ainda de acordo com o texto, as tentativas frustradas de negociação levaram a decisão de uma paralisação nacional por tempo indeterminado, a partir do dia 25 de julho de 2021, na qual estão convocados todos os trabalhadores do TRC.

Confira aqui o texto completo divulgado pelo CNTRC.

Comentarios