Carteira de Motorista a prova de fraude com QR Code.

QR Code garante autenticidade da CNH

Desde terça-feira, 2 de maio, o Detran/RS está imprimindo as carteiras de habilitação com um código de identificação no verso – o QR Code.  A medida garante maior fidedignidade ao documento que tem validade em todo o território nacional.

O código é gerado conforme algoritmo de propriedade do Departamento Nacional de Trânsito e será fornecido pelo sistema central do Registro Nacional de Condutores Habilitados (Renach). O Denatran armazena todas as informações contidas nos dados variáveis do documento, inclusive a fotografia do condutor. A exceção são as assinaturas, tanto do condutor quanto do emissor. O código será impresso no centro da parte superior do verso do documento. O Serpro, empresa que atende o Denatran no que se refere a processamento de dados, lançou o aplicativo Lince para quem utiliza o sistema Android, para possibilitar a leitura do QR Code das carteiras de habilitação.

“Hoje, a CNH é aceita em todo o País como um documento de identidade. Assim, mesmo para além da esfera do trânsito, também no âmbito do comércio, empregadores e outros têm interesse em validar a carteira. O QR Code colabora nessa validação”, informa o Diretor Técnico do Detran/RS, Mauro Borges Delvaux.

O Detran gaúcho está cumprindo assim a Resolução 650 do Conselho Nacional de Trânsito, de 10 de janeiro deste ano, que altera o layout da CNH, acrescentando requisitos de segurança. A normativa foi regulamentada pela Deliberação 162 do Contran, publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira, 28 de abril, que já se encontra em vigor. A normativa altera a Resolução 598 do Contran, de 24 de maio de 2016, passando a incluir código de barras bidimensional (Quick Response Code -QR Code).

Fonte: ShopTrans

Comentarios