Caminhões serão multados por câmeras a partir do dia 1º de dezembro em Cuiabá

Na região central, só podem circular caminhões com no máximo 10 toneladas. Acima desta medida, os veículos podem circular apenas no horário entre as 20h e 6h.

 Motoristas de caminhões que estiverem circulando fora do horário permitido serão multados por meio de câmeras de monitoramento a partir do dia 1º de dezembro, no Centro de Cuiabá. Segundo a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), na região central, só podem circular caminhões com no máximo 10 toneladas. O valor da multa é de R$ 130,16.

Acima desta medida, os veículos podem circular apenas no horário entre as 20h e 6h. Nos corredores das avenidas Fernando Corrêa e Miguel Sutil são permitidas a circulação de veículos com até 24 toneladas. Acima disso, somente no mesmo horário estabelecido.

Em casos onde as cargas transportadas são perecíveis, nitrogênio, concreto e gás, é necessário que haja uma Autorização Especial de Trânsito para circular nos horários de pico.

A partir de 1º de dezembro, motoristas de caminhões que forem flagrados pelas câmeras de monitoramento trafegando em horários e locais indevidos em Cuiabá poderão ser multados.

Conforme a Semob, o sistema é uma ferramenta legal permitida pelo Código de Trânsito. Em ocasiões anteriores, a secretaria tentou diminuir o tráfego desses veículos por meio de operações com agentes de trânsito. Em 2017, 1.022 motoristas já foram autuados por transitarem em horário ou local não permitido pela regulamentação.

O Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas no Mato Grosso (Sindmat) diz que distribuiu panfletos orientando as empresas pela cidade.

Fonte: G1

Comentarios