Caminhões Axor da Mercedes-Benz oferecem mais vantagens aos clientes, assegurando melhor custo-benefício e rentabilidade

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Os caminhões extrapesados Axor da Mercedes-Benz são reconhecidos no mercado pelo reduzido custo operacional, excelente produtividade e ampla disponibilidade para o transporte rodoviário de carga e para operações de logística em curtas, médias e longas distâncias, bem como para as severas aplicações fora de estrada. Agora, seguindo o compromisso de evolução constante do produto, a linha Axor traz novos aprimoramentos e novidades, agregando ainda mais valor para os clientes.

“Como resultado do conceito ECONFORT, filosofia de desenvolvimento da nossa marca, os caminhões Axor também combinam perfeitamente força, extrema robustez e resistência com alto nível de conforto e economia”, diz Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-Venda de Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Isso resulta em elevado padrão de desempenho e produtividade, assegurando a rentabilidade nas atividades de transporte para os nossos clientes”.

Segundo o executivo, o Axor atende às novas exigências e expectativas do mercado e dos clientes, consolidando-se, cada vez mais, como o caminhão extrapesado de melhor custo/benefício. “Isso se deve muito ao fato de estarmos ouvindo com muita atenção o que as estradas nos dizem. E as novidades que estamos introduzindo em toda a linha mostram que o Axor tem muito ainda a oferecer aos transportadores do segmento rodoviário e logística, como também das operações fora de estrada”, diz Leoncini.

Motor OM 457 LA ganha mais torque e melhor desempenho

Os aprimoramentos da linha Axor começam pelo incremento de torque do motor OM 457 LA de 440 cv de potência, disponível para modelos on-road e off-road. Agora, o torque chega a 2.200 Nm a 1.100 rpm, o que significa 50 Nm a mais em relação à versão anterior. Com isso, o caminhão ganha mais força e melhor desempenho, vantagens especialmente importantes nas arrancadas, aclives e retomadas de velocidade.

O já consagrado motor OM 457 LA conta com nova turbina, compressor de ar Voith com Power Reduction e sistema de arrefecimento com embreagem viscosa com comando eletrônico para ventilador. Essas novidades ampliam sua robustez e resistência, preservando a reconhecida longa durabilidade do motor.

Novos tanques de alumínio para os caminhões Axor rodoviários

Os caminhões rodoviários da família Axor passam a receber, a partir do primeiro trimestre de 2016, uma nova geração de tanques de combustível. Produzidos em alumínio, eles são mais leves e oferecem maiores capacidades, aumentando a carga útil e propiciando uma maior autonomia ao veículo, vantagem essencial para as viagens de longo percurso.

Nos modelos Axor com suspensão metálica ou pneumática e entre-eixos de 3.600 mm, a configuração do veículo permite uma capacidade total de até 1.080 litros (um tanque de 780 litros + um tanque adicional opcional de 300 litros).

Na versão 6×2 com entre-eixos de 3.100 mm a capacidade chega a 650 litros, tornando-se o modelo ideal para aplicação de cegonheiros e transporte de cargas frigorificadas de longa distância.

Essa geração de tanques de combustível de alumínio é a mesma que está disponível para o novo extrapesado Actros.

Novo painel de instrumentos e novo rádio já de fábrica

A nova geração de painel de instrumentos dos caminhões Mercedes-Benz também passa a equipar os caminhões Axor, a partir de 2016. Essa novidade oferece muito mais qualidade e praticidade para o dia a dia do motorista, contribuindo para sua maior produtividade no trabalho. O inédito painel proporciona uma fácil navegabilidade, sendo totalmente intuitivo e amigável. O display em alta definição, de 4 polegadas, facilita a leitura dos dados e mensagens.

Os comandos do painel podem ser executados por teclas de navegação em cruz ou por meio de botões no volante, item que se torna opcional a partir de 2016. Assim, o motorista identifica de forma rápida todas as informações e funções essenciais para a melhor dirigibilidade. Este é o caso do Econômetro, que indica ao condutor a melhor rotação de trabalho do motor para garantir menor consumo de combustível.

O novo painel chama a atenção também ao integrar as funções de entretenimento, o que inclui o novo rádio opcional (já instalado de fábrica), associado a novos alto-falantes, tweeter e, opcionalmente, o subwoofer.

O volante multifuncional propicia mais segurança para o motorista no manuseio das funções do rádio pelo uso das teclas do volante. Disponibiliza funções para conectividade com celulares e pen drive, utilizando entrada USB, Bluetooth, audio streaming, conexão auxiliar e microfone.

Câmbio automatizado sem pedal de embreagem para o Axor off-road

A Mercedes-Benz apresenta mais uma grande novidade para sua linha de extrapesados. Os caminhões Axor off-road com motor OM 457 passam a ser equipados excepcionalmente com o câmbio totalmente automatizado PowerShift. Consagrado por seu excelente desempenho no segmento rodoviário, ele será utilizado agora também nas severas operações fora de estrada, ampliando as vantagens para o cliente.

Exclusividade da marca, o Mercedes PowerShift é um câmbio mecânico com acionamento automatizado, sem pedal de embreagem. Pode ser operado no modo automático ou manual, dependendo da preferência do condutor do caminhão. A manopla do PowerShift está localizada num console rebatível junto ao apoio de braço do banco do motorista.

Entre as novidades do Axor off-road, incluem-se também protetor do cárter, o que protege o motor em solos especialmente irregulares e instáveis, bem como a instalação de espelhos frontais, tornando as manobras mais fáceis e, principalmente, mais seguras.

Elevado conforto da cabina é destaque dos caminhões Axor 

Tanto para quem roda pelas estradas, quanto para quem atua fora delas, a linha Axor oferece uma cabina extremamente confortável, desenvolvida para proporcionar um dia de trabalho produtivo e horas revigorantes de descanso. As cabinas são espaçosas e ergonômicas, proporcionando conforto, tranquilidade e segurança para quem dirige. Estão disponíveis nas versões Estendida, Leito Teto Baixo e Leito Teto Alto.

O elevado padrão de conforto e praticidade inclui a suspensão pneumática da cabina, disponível para cabinas leito, ampliando sensivelmente o bem estar a bordo, com maior satisfação do motorista e maior produtividade no dia a dia de trabalho.

A suspensão pneumática da cabina propicia uma melhor absorção e amortecimento dos impactos causados pelas irregularidades das estradas. Além disso, isola as vibrações e minimiza os solavancos provocados pelos desníveis do piso, tornando a tarefa de dirigir mais agradável e segura.

O banco pneumático do motorista assegura uma ótima acomodação das pernas, enquanto a densidade da espuma proporciona um assento muito confortável. O acesso e o acionamento das regulagens do banco são muito práticos, contando com diversas regulagens, como nível de amortecimento vertical e horizontal e ajuste da lombar.

Pensando em aumentar ainda mais o conforto oferecido pelas camas das cabinas leito da linha Axor, a Mercedes-Benz disponibiliza a versão king size, uma exclusividade da marca Mercedes-Benz. Praticamente uma cama dupla, assegura excelente nível de comodidade, graças ao maior espaço disponível (0,5 metro a mais na largura), o que resulta em períodos revigorantes de descanso e ótimas noites de sono, deixando o motorista pronto para uma viagem produtiva e segura.

A esses destaques da linha Axor juntam-se outros atributos de conforto já reconhecidos no mercado, como ar condicionado, direção regulável em ângulo e altura, vidros e travas elétricos e piloto automático com limitador de velocidade, todos itens de série.

Suspensão pneumática do chassi é item opcional para Axor on-road

Além da tradicional suspensão metálica disponível para toda a linha Axor, os caminhões da linha rodoviária podem ser equipados com suspensão pneumática, ficando à escolha do cliente a solução que melhor atenda suas necessidades ou preferências.

Graças à suspensão pneumática de 4 bolsas de ar por eixo, a preservação da carga é assegurada pela melhor absorção das irregularidades das vias. Os benefícios também se estendem ao motorista, que percebe um notável incremento de conforto ao rodar, além da facilidade de engate do semirreboque por meio da regulagem de altura do chassi.

A suspensão pneumática se destaca por sua robustez construtiva, sendo especialmente adequada para transporte de cargas sensíveis, com redução do peso próprio do caminhão. Com isso, o cliente pode transportar mais carga por viagem.

Linha Axor oferece ampla gama de opções para os clientes

A linha de caminhões rodoviários Axor da Mercedes-Benz é composta por cavalos mecânicos indicados para tracionar semirreboques até 3 eixos convencionais ou distanciados com PBTC de 48,5 a 53 toneladas, bitrem com PBTC de 57 toneladas e bitrenzão/rodotrem com PBTC de 74 toneladas. Estão preparados para operar com os mais variados tipos de implementos, entre eles: baú de alumínio, isotérmico e frigorífico, graneleiro, sider, cegonheiro, tanques para líquidos e gases, porta contêiner, entre outros.

Para as aplicações fora de estrada, a linha Axor oferece CMT (capacidade máxima de tração) de até 123 toneladas, nas versões cavalo mecânico, plataforma, basculante e betoneira. Eles foram desenvolvidos para severas operações da agroindústria canavieira e madeireira, mineração, construção civil e obras de infraestrutura, caracterizadas por locais sem pavimentação, pistas de terra e cascalho, topografia irregular e grandes aclives e declives.

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