
Redação Chico da Boleia
O novo relatório da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (FENABRAVE) destaca que o mês de junho apresentou uma redução no número de emplacamentos de caminhões em 13,32%, em comparação ao mesmo período de 2024. De acordo com a entidade, apesar do bom resultado no primeiro semestre (devido às vendas na FENATRAN), o segmento agora sofre com quedas gradativas. Ao comparar as vendas realizadas em maio, o setor também registrou decréscimo de 5,77%.
No acumulado do ano, as vendas de caminhões também tiveram saldo negativo, com menos 3,62%.
“A redução está associada a menor renovação de frotas, que acontece em função do ao custo do financiamento, impactado pelas altas taxas de juros e, pelo momento de cautela vivido por alguns setores econômicos”, explica Arcelio Junior, presidente da Federação.
Dados gerais
Segundo a FENABRAVE, ao analisar os índices de emplacamentos de todos os modelos de veículos, foi registrada também retração no setor, de 6,36%, quando comparado junho a maio deste ano. Ao avaliar as vendas realizadas no mesmo período do ano passado, o segmento apresentou saldo positivo, com o aumento de 4,22%. Já no acumulado do ano, há também um acréscimo para o setor geral, de 6,99%.
“No comparativo do semestre, o ano de 2024 teve três dias úteis a mais do que este ano (125 dias x 122 dias) e, mesmo assim, temos registrado crescimento acumulado de 9,93% nas vendas diárias neste ano. Apesar desse volume, notamos um movimento de desaceleração do crescimento do mercado interno. Estamos acompanhando a evolução dessas tendências, mas já revisamos algumas projeções”, destaca Arcelio Junior.
Imagem: Freepik
Comentarios