53ª Edição Nacional – Jornal Chico da Boleia

MAIO E AGORA ?

Companheiros e companheiras do trecho! Enfim começamos um período nebuloso. Nebuloso pois tem início o mandato provisório do Vice-Presidente da República que dura 180 dias, até que o Senado Federal dê o parecer sobre o afastamento de Dilma Rousseff.

A grande imprensa propagandeou que tudo seria resolvido com o afastamento da Presidenta, e a realidade não é bem assim, ou melhor, ela está muito distante do prometido. Então, o que esperar?

A partir da escolha ministerial do presidente interino, podemos ter uma ideia do que vem por aí! A gente não pode esquecer que ainda são 180 dias pela frente até que se decida se ele realmente será o presidente. Até o final deste período muita coisa pode acontecer, inclusive nas investigações da Operação Lava Jato. Ou seja, são incertezas e mais incertezas.

A classe política atual nos colocou num beco sem saída e só Deus sabe como este imbróglio será resolvido. Como eu já disse em outras ocasiões, podemos chorar pela crise ou vender lenço para quem está chorando.

Começamos maio já comemorando o Dia do Trabalho, ou para ser mais correto Dia do Trabalhador, data que significa o reconhecimento pela luta dos trabalhadores ao longo do tempo, de suas reinvindicações históricas, como a redução da jornada de trabalho sem redução de salário, entre outras. E neste 1º de Maio a grande maioria usou o dia para protestar contra o golpe da mídia e legislativo na democracia.

Também no mês de maio se comemora a assinatura da Lei Áurea, lei que aboliu a escravatura no Brasil em 13 de maio de 1888. Curioso comemorar esta data se ainda em pleno ano de 2016, após 128 anos da abolição, o preconceito reina. Inclusive, ainda hoje podemos encontrar trabalhadores em situações análogas à escravidão.

Em maio também se comemora o Dia das Mães, e ser mãe é uma tarefa árdua. Ser mãe é, ao mesmo tempo, participar de momentos mágicos e de situações extremamente cansativas e desgastantes. Ser mãe é padecer no paraíso como dizem por aí, pois muitas delas não são reconhecidas pela sua condição, sofrem preconceito no trabalho e não tem a ajuda de seus parceiros que, não raras as vezes se recusam a assumir os filhos. Por outro lado, as mães podem viver relações de extrema cumplicidade e amor com seus filhos, laços afetivos únicos que tendem a se fortalecer ao longo do tempo.

Ainda em maio, a montadora de caminhões Mercedes-Benz do Brasil realizou uma festa dentro da sua agenda para comemorar os 60 anos de sua instalações em São Bernardo Campo. Durante as comemorações da data, o Presidente da montadora Phillipp Schiemer informou que a empresa continuará a investir no Brasil.

Publicidade



Não podemos deixar de mencionar o projeto Maio Amarelo. O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil para colocar em pauta o tema da segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos. Assim, busca-se o envolvimento de órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para, fugindo das falácias cotidianas e costumeiras, efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.

Companheiros e companheiras, peço licença para algumas lembranças e cumprimentos. No dia 3 de maio minha saudosa mãe, Nair Barbosa Francisco, faria aniversário. E isso dá uma baita saudade! No dia 11 quem celebra é minha cunhada, Regina Durante Francisco, uma santa mulher, afinal está casada com meu irmão. E no dia 21 é dia da nossa designer, fotógrafa e vídeomaker, Pamela Souza. A todos eles meus mais sinceros votos de um aniversário iluminado, cheio de saúde e muito amor.

Se você tem algum assunto que queira conhecer mais, dúvidas, críticas ou sugestões, escreva pra gente: chicodaboleia@chicodaboleia.com.br

Boa leitura e até a próxima edição!

Matérias no site: 

Mercedes-Benz do Brasil celebra 60 anos com evento em São Paulo

Presidente do Sindicamp explica a importância e tira dúvidas sobre o RNTRC

Maio Amarelo conclama toda sociedade a reduzir violência no trânsito

Mogi-Mirim recebe campanha Bate Coração e simulador de acidentes 

Comentarios