VOLVO FM – LANÇAMENTO OFICIAL

A Volvo Trucks lançou oficialmente a nova geração do FM, que herda tecnologia introduzida no novo FH, caso do sistema I-See, o qual permite reduzir o consumo de combustível até cinco por cento. Complemento da transmissão I-Shift, o I-See foi desenvolvido sobretudo para aplicações de longo curso, recorrendo a uma tecnologia que regista automaticamente informações sobre a topografia das estradas em que o caminhão é conduzido. Utilizando dados registados sobre as estradas, a mudança de velocidades, a velocidade e a frenagem auxiliar serão automaticamente otimizadas da próxima vez que o veículo percorrer a mesma rota.

 
A imagem da cabine do novo Volvo FM também adota algumas das soluções estilísticas do FH, designadamente a grade escura, os grupos óticos ou a identificação da marca por baixo do pára-brisas. A cabine encontra-se numa posição baixa no chassis, permitindo uma entrada conveniente de dois degraus e uma melhor visibilidade para o motorista – e a seção de cor escura imediatamente abaixo do pára-brisas realça esta aparência baixa. A parte superior da dianteira da cabine é fabricada como uma única peça, que pode ser facilmente aberta. Existe uma prática pega integrada na parte frontal. A parte inferior da grelha pode ser dobrada para fora para formar um degrau largo, o que é conveniente, por exemplo, para limpar o pára-brisas.
Para garantir uma qualidade de topo e o ambiente de trabalho mais seguro possível, a cabine é fabricada em aço de alta resistência e foi testada de acordo com as normas de segurança mais exigentes do mundo.
Entre as caraterísticas inovadoras destaque para o sistema de Direção Dinâmica Volvo que proporciona uma estabilidade direcional excecional que permite conduzir sem esforço um caminhão muito carregado a baixas velocidades. A suspensão melhorada é outra atualização que contribui para um excelente desempenho em estrada.
 
O ambiente na cabine foi criado com foco no motorista, oferecendo um ambiente de trabalho eficaz, ergonômico e seguro, com mais espaço para o utilizador e mais espaço para arrumação. O novo painel de instrumentos tem um ângulo direcionado para o motorista e todos os botões e controles são facilmente visíveis e acessíveis. O volante tem controles integrados para diversas funções, incluindo cruise control, telefone, Dynafleet e navegação. O módulo de interruptores flexíveis pode alojar uma variedade de controles. Um exemplo é a opção de controlar a transmissão I-Shift através de quatro botões, em vez do controle de mudanças convencional ao lado do banco. O novo Volvo FM também pode ser equipado com o sistema de assistência ao motorista baseado em radar/câmara, denominado Aviso de Colisão Frontal. Os adeptos das novas tecnologias têm ao seu dispor a aplicação ‘My Truck’ que permite controlar e monitorizar remotamente algumas das funções do camião.
Outra caraterística nova são os três eixos direcionais, um à frente e dois atrás na configuração 8×2 com ‘tridem’, dois à frente e um atrás na configuração com dois eixos dianteiros. Esta solução permite um ângulo de viragem mais pequeno, facilitando manobras onde o espaço é mais apertado.
O novo Volvo FM é lançado com uma gama de motores de 11 e 13 litros que cumprem os requisitos da norma Euro 6. O D13 está disponível com potências entre 420 e 500 cv, enquanto o bloco D11 oferece motorizações entre 330 e 450 cv. A produção do novo modelo começa em setembro de 2013.

Fonte:http://falandosobretransporte.blogspot.com.br

As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (,Newsweek, BusinessWeek e Time, Automotive, Transpoline), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites (Google, Yahoo e Valor).

Comentarios