Vision Van: utilitário futurístico da Mercedes-Benz

Após apresentar os conceitos de caminhão e ônibus do futuro, a nova aposta futurística da Mercedes-Benz atende pelo nome de Vision Van. Trata-se de uma van de alta tecnologia que foi apresentada no dia (7).

vision-txt2_620x467

O conceito de van do futuro, nas palavras da Mercedes-Benz, se destaca pelo alto grau de interconectividade, ja que reúne grande variedade de tecnologias na entrega de encomendas. Por exemplo, o compartimento de carga é 100% automatizado, o que otimiza o tempo de separação de cargas. Além disso, a van conta com dois drones no teto do veículo, que permitem a entrega de itens com até dois kg em lugares até 10 km distantes do local onde está estacionado, e de forma autônoma. Há também a solução Same Day Delivery, que facilita a entrega de mercadorias nos períodos da noite ou madrugada.

Mercedes-Benz Vision Van – Interior, One-Shot Loading ; Mercedes-Benz Vision Van – Interior, One-Shot Loading;

Além do conceito autônomo de funções, ao desenvolver a van, a Mercedes-Benz vislumbrou também uma cadeia logística completamente diferente da forma como é realizada hoje. No conceito da fabricante, as ferramentas controlam a expedição de encomendas, com gestão totalmente automatizada do compartimento de carga, do planejamento das rotas ao local de entrega. Por exemplo, os pacotes enviados são monitorados automaticamente no centro de logística e os veículos automáticos carregam as prateleiras de carga de uma só vez, o chamado ‘One Shot Loading’ e, ao alcançar a central de abastecimento, a porta lateral abre-se automaticamente para ser abastecida.

16C749_04

“Com a Vision Van, nós integramos a inteligência de um moderno centro de logística a um veículo. Segundo nossas previsões, isso permite aumentar a produtividade da entrega em até 50%. A ”, diz Volker Mornhinweg, Head da Mercedes-Benz Vans.

Mercedes-Benz Vision Van

Com design próximo ao dos conceitos anteriormente apresentados, a van apresenta para-brisa amplo, como uma viseira high-tech (radares e sensores que varrem a frente do veículo) que se prolonga até as paredes laterais, pela grade frontal e pelos faróis com tecnologia LED.

Mercedes-Benz Vision Van – Interior, Joystick Control ; Mercedes-Benz Vision Van – Interior, Joystick Control;

TECNOLOGIA
O motor da Vision Van é elétrico, com 101 cv de potência e autonomia de 270 km. Diferentemente do encontrado nas vans de hoje, a Vision Van não possui volantes ou pedais, e sua condução é feita por meio do Comando Drive by Wire, via joystick. O painel, com formato de um arco alargado, é recoberto por um material têxtil, capaz de fornecer todo tipo de informação que o motorista necessita para realizar a operação.

Motorpress

Comentarios