Veja as novidades em tecnologia no transporte

Avião supersônico, viagem de trem de luxo pela América do Sul e novo trem-bala chinês estão entre as novidades

América do Sul ganha primeira viagem de trem de luxo

Sairá de Cusco, no Peru, capital do antigo Império Inca, o primeiro trem de luxo da América do Sul. A viagem irá atravessar as planícies mais altas dos Andes até chegar ao lago Titicaca, localizado na fronteira entre o Peru e a Bolívia, o navegável mais alto do mundo. A cidade de Arequipa (patrimônio mundial da Unesco) e o Cânion do Colca também podem ser parte do pacote. A viagem terá 4 opções diferentes de roteiro, todas incluem o desembarque nos pontos turísticos. Além dos vagões, o trem possui lounge, SPA, restaurante, biblioteca, loja de souvenirs e uma área aberta para observação. A viagem será feita em uma das rotas ferroviárias mais altas do mundo (4.800 metros) e comporta apenas 48 passageiros.
Novo supersônico
Uma aeronave que voará à velocidade de 2.333 km/h (155 km/h mais rápido do que o antigo Concorde). Esse é o projeto SST (Supersonic Transport), que está sendo desenvolvido pela empresa norte-americana Boom Aerospace.  A nova aeronave comercial poderá transportar até 40 passageiros e as primeiras estimativas apontam para viagens de 3,5 horas de Nova York a Londres, com custo em torno de US$ 5.000 por passageiro, semelhante a uma tarifa de classe executiva atual. A expectativa é que o primeiro protótipo comece a voar no final de 2017.
Rio de Janeiro ganhará Museu Marítimo do Brasil
A Marinha do Brasil lançou oficialmente o projeto do Museu Marítimo do Brasil. O local escolhido é onde está atualmente o Centro Cultural da Marinha, vizinho ao Museu do Mar e ao Museu do Amanhã. O museu irá explorar a geografia costeira e as bacias hidrográficas, os diferentes aspectos da navegação no Brasil e os traços culturais do povo em relação ao poder marítimo.
Túnel para acabar com congestionamentos
A mais nova aposta de Elon Musk, proprietário da fabricante de veículos autônomos Tesla, é um túnel para acabar com os congestionamentos. A execução do projeto caberá à empresa The Boring Company, que irá desenvolver uma rede de túneis subterrâneos capaz de transportar carros a velocidades de até 200 quilômetros por hora. A empresa recentemente adquiriu uma máquina escavadora de 120 metros de comprimento e que pesa mais de 1.200 toneladas para construir um dos primeiros túneis. A pista de testes está sendo montada abaixo do estacionamento da sede da empresa SpaceX, na Califórnia.
China inaugura novo modelo de trem-bala
A China inaugurou no mês de junho mais uma geração de trem-bala. Batizado de “Fuxing”, fará a rota entre as cidades de Pequim e Xangai. O trem circulará 50 quilômetros por hora mais rápido em média que o modelo anterior, chegando a uma velocidade média de 350 km/h, podendo chegar a 400 km/h. A China tem a rede ferroviária mais extensa do mundo, com um total de 22 mil quilômetros calculados até o final do ano de 2016, cerca de 60% do total mundial.

Agência CNT de Notícias

Comentarios