Unimog 70 anos: o off-road ultra-versátil da estrela

Há 70 anos no mercado, o Unimog pode ser considerado uma das mais acertadas experiências da Mercedes-Benz. Sua história tevê início no ano de 1944, quando o engenheiro  Albert Friedrich retornou à Stuttgart, depois do longo e sangrento período da segunda grande guerra, para ajudar na reconstrução da Daimler-Benz AG.

Erster fahrfertiger Prototyp im Dezember 1946 mit Benzinmotor (OM 636) und Lkw-Bereifung. ; The first driveable prototype in December 1946 with a petrol engine (OM 636) and truck tyres.;

O primeiro esboço do Unimog surgiu em outubro de 1945, quando outro engenheiro da marca apresentou o modelo ao Grupo Daimler. À primeira vista, a Mercedes-Benz não ficou entusiasmada, o protótipo, então, foi apresentado à  “Comissão de Controle da Produção”, autoridade militar dos Estados Unidos, que entrou com pedido de permissão para fabricar dez veículos de testes.

Erste „Prüffahrt“, noch ohne Fahrerhaus, am 9. Oktober 1946. Chefkonstruk¬teur Heinrich Rößler am Steuer, rechts Hans Zabel, der Namensgeber des Unimog. ; First test drive on 9 October 1946. Chief designer Heinrich Rößler at the wheel and Hans Zabel, who gave the Unimog its name, on the right.;

Com o sucesso do veículo no setor agrícola alemão, principalmente por superar estradas irregulares, sua produção foi aumentada gradativamente, até alcançar sua grande cartilha de utilidades, como reboque, trator, caminhão, veículo de combate a incêndios e exploração, foodtruck, locomotiva, ônibus, máquina de operação e emprego militar.

UNIMOG 2016
Puro-sangue, o off-road, segundo a fabricante, é capaz de vencer quase todos os obstáculos que possam surgir, desde o deserto de Gobi, na tundra e taiga (Sibéria) ou em alguma estrada do Vesúvio (Itália).



Transportaufgaben und Gerätearbeit sind die Stärken des Mercedes-Benz Unimog im landwirtschaftlichen Einsatz. Den DLG-PowerMix-Test hat er mit Bravour gemeistert. Das Foto zeigt den Unimog mit Ladewagen bei der Heuernte ; Transport tasks and working with implements are the strengths of the Mercedes-Benz Unimog when used for agricultural work. It passed the DLG PowerMix test with flying colours. On this photo, the Unimog can be seen with a silage trailer during the hay harvest.;

O motor Euro 6 da versão 2016, de 303 cv de potência, está localizado no meio do veículos, e possui centro de gravidade ainda mais baixo, com deslocamento do quadro posicionado mais para trás, que o torna ainda mais preparado para ser um “topa qualquer desafio”.

Off Road Award: Unimog ist Geländewagen des Jahres 2016

Com ângulo de inclinação de até 38º, a capacidade de atravessar áreas alagadas, com até 1,20 m, está ainda maior. Há ainda botões para alternar entre o modo de operação: estrada, areia e fora da estrada. Vale a pena lembrar que a Mercedes-Benz estuda lançar o Unimog no mercado brasileiro, ainda que não haja previsão.

Fonte: Transporte Mundial

Comentarios