Truck: em pista de retrospecto vitorioso, MAN Latin America espera nova evolução em Caruaru

Em Caruaru, MAN Latin America conquistou cinco vitórias nos últimos sete anos; com o novo caminhão MAN TGX e o Volkswagen Constellation de motor 12 litros, time vem subindo de produção a cada etapa e espera novo pódio neste domingo

A etapa deste final de semana da Fórmula Truck tem retrospecto bastante positivo para a equipe MAN Latin America. Em Caruaru, no agreste pernambucano, desde que os caminhões Volkswagen Constellation estrearam na categoria, em 2006, a equipe conquistou cinco vitórias nos últimos sete anos, sendo quatro delas com o piloto Felipe Giaffone.

Assim como a corrida inaugural da temporada em Tarumã, a etapa deste domingo será válida para os campeonatos brasileiro e sul-americano. A temporada 2013 está sendo marcada pela estreia do novo caminhão MAN TGX, pilotado por Giaffone, e dos quatro novos Volkswagen Constellation – todos com o motor de 12 litros.

“Estamos ansiosos para ver como será nossa evolução em uma pista de ótimo retrospecto, como Caruaru. Trabalhamos intensamente nestes últimos dias na oficina da RM Competições, bem como os engenheiros na fábrica da MAN Latin America em Resende (RJ). Certamente estaremos melhores do que nas duas primeiras etapas deste ano, mas só mesmo após os primeiros treinos livres, na sexta-feira, é que teremos condições de avaliar nosso potencial em Caruaru”, diz Giaffone, quatro vezes vencedor da prova nordestina (2007, 2008, 2009 e 2011).

Além do trabalho na oficina e na fábrica, a equipe MAN Latin America testou os caminhões na pista de Londrina neste intervalo de mais de um mês sem corridas da Fórmula Truck. “A engenharia não parou um segundo sequer desde a última prova, no começo de abril, e os resultado dos testes em Londrina foram animadores”, conta Renato Martins, chefe da equipe MAN Latin America na Fórmula Truck.

Atual campeão da categoria e piloto do caminhão Volkswagen Constellation de número 73, o paranaense Leandro Totti também destacou a evolução do time após os testes em Londrina. “Na primeira etapa, consegui um sexto lugar que teve sabor de vitória, por ser a primeira corrida de um caminhão completamente novo. Em Tarumã, a equipe conquistou um pódio e nossa expectativa é continuar subindo de produção a cada etapa”, diz Totti, que venceu a etapa de 2006 de Caruaru.

Responsável pelo pódio do time na etapa passada, André Marques também traça planos otimistas para a prova deste domingo. “A cada corrida estamos mais confiantes. Consegui subir no pódio na corrida de Londrina e temos tudo para repetir um bom resultado em Caruaru”, diz Marques, que foi o segundo colocado na etapa pernambucana no ano passado.

Débora Rodrigues, única mulher no grid da Truck, descreve a etapa de Caruaru como uma das mais especiais da temporada. “É a única corrida da nossa categoria no Nordeste e atrai torcedores de vários estados vizinhos a Pernambuco, como Alagoas, Paraíba e Bahia”, diz. Adalberto Jardim concorda, acrescentando características do circuito de Caruaru. “A pista também é bem seletiva, com traçado bastante técnico”, diz o piloto do caminhão Volkswagen Constellation de número 8.

Os primeiros treinos livres da terceira etapa da temporada 2013 da Fórmula Truck começam nesta sexta-feira (17), às 11h. O classificatório será no sábado (18), às 13h, e a corrida no domingo (19), também às 13h, com transmissão ao vivo pela TV Band.

Classificação, Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck (após 3 etapas):
1º) Paulo Salustiano, 48 pontos;
2º) Regis Boessio, 41;
3º) Wellington Cirino, 32;
4º) Diogo Pachenki, 26;
5º) Geraldo Piquet, 23;
6º) Valmir Benavides, 16;
7º) Andre Marques, 15;
7º) Leandro Reis, 15;
7º) João Maistro, 15;
10º) Leandro Totti, 11;
11º) Beto Monteiro, 10;
11º) Alberto Cattucci, 10;
13º) Roberval Andrade, 8;
14º) Ronaldo Kastropil, 7;
15º) Pedro Muffato, 6;
15º) Jensen Bueno, 6;
15º) Djalma Fogaça, 6;
18º) Débora Rodrigues, 2;
19º) José Maria Reis, 1.

Classificação, Campeonato Brasileiro de Marcas (após 3 etapas):
1º) Mercedes-Benz, 124;
2º) Scania, 33
3º) Volvo, 31;
4º) MAN Latin America, 27;
5º) Scania, 26;
6º) Ford, 4.

Classificação, Campeonato Sul-Americano de Fórmula Truck (após 1 etapa):
1º) Wellington Cirino, 32 pontos;
2º) Geraldo Piquet, 23;
3º) Paulo Salustiano, 19;
4º) Regis Boessio, 15;
5º) Valmir Benavides, 12;
6º) Leandro Totti, 10;
7º) João Maistro, 8;
8º) Alberto Cattucci, 7;
9º) Diogo Pachenki, 6;
10º) Ronaldo Kastropil, 5;
11º) Djalma Fogaça, 5;
12º) Roberval Andrade, 4;
13º) André Marques, 3;
14º) Débora Rodrigues, 2;
15º) Jansen Bueno, 1.

Classificação, Campeonato Sul-Americano de Marcas (após 1 etapa):
1º) Mercedes-Benz, 62;
2º) Volvo, 18;
3º) MAN Latin America, 15;
4º) Iveco, 12;
5º) Scania, 5;

Comentarios