Thor Trucks ET1 é um caminhão elétrico que quer concorrer com Tesla Semi

A Tesla foi a primeira a colocar no mercado, mesmo que ainda não esteja sendo entregue, um caminhão pesado movido apenas por energia elétrica, o Semi. Algo impensável há poucos anos atrás, o produto de Elon Musk parece ter iniciado a quebra da barreira que impedia os veículos dessa categoria de entrarem de vez na “nova ordem” automotiva mundial.

 

Mas Elon não está sozinho nessa empreitada. Além da Cummins, justamente um fabricante de motores diesel, que apresentou um projeto de caminhão elétrico, uma startup californiana anda chamando a atenção da imprensa americana e mundial com algo semelhante, o chamado ET1, que pode ser o primeiro de uma gama de caminhões elétricos da marca Thor Trucks.

O nome é bem sugestivo e o perfil da empresa é um tanto estimulante, já que se trata de um pequeno grupo de 17 pessoas com seu fundador de apenas 25 anos. Dakota Semler, o líder por trás da Thor Trucks não reuniu estudantes para iniciar o negócio, mas engenheiros experientes vindos da Boeing, BYD e Faraday Future.

De olho no mercado americano, onde anualmente são emplacados 940 mil caminhões, a Thor Trucks coloca o ET1 em evidência num momento em que passa a existir interesse dos transportadores em caminhões elétricos. O Tesla Semi, por exemplo, já fechou reservas com empresas de renome internacional nos EUA e acumula em poucas semanas 1.200 reservas. Fica claro que, apesar de Elon Musk ser em grande parte um captador de clientes muito eficiente, o mercado começa a vislumbrar uma alternativa realista.

Assim como o Tesla Semi, o Thor Trucks ET1 chegará ao mercado americano em 2019 e promete uma briga boa com o Classe 8 de Musk, tendo a mesma capacidade de tração de 36 toneladas. O preço sugerido é de US$ 150.000, o mesmo pedido para a versão de menor alcance do Semi. Assim como este, a autonomia é de 480 km, sendo este um calcanhar-de-aquiles para o novo caminhão. O Semi tem opção de 800 km, mas custa US$ 200.000.

Mas, diferentemente da Tesla, a Thor Trucks não faz tudo. A empresa compra um caminhão diesel comum, saca seu motor e câmbio, introduzindo baterias de lítio num envólucro hermeticamente fechado, bem como um potente motor elétrico de 700 cv – o Semi tem quatro – além de controladores eletrônicos.

A empresa também modifica a cabine e introduz uma tela de 20 polegadas para gestão do veículo. Por enquanto, Semler não revelou outros detalhes do ET1, o que sem dúvida criará expectativa nos transportadores interessados. Mas, uma questão importante ainda não tem resposta: Haverá uma rede própria de recarga rápida para ampliar o alcance do caminhão?

Fonte: Noticias Automotivas

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