SEST SENAT ganha reforço na formação de motoristas

O projeto Escola de Motoristas Profissionais do SEST SENAT tem como objetivo promover a capacitação e a atualização de condutores habilitados nas categorias D ou E. (Foto: divulgação/SEST SENAT)

SEST SENAT ganha reforço na formação de motoristas

Caminhão doado pela Scania será utilizado na Escola de Motoristas e em treinamentos para empresas transportadoras

O SEST SENAT recebeu da Scania Latin America, a título de doação, um caminhão Scania R450 A6x4, ano 2017/2018.

O veículo será utilizado na formação de condutores do projeto Escola de Motoristas Profissionais e para treinamentos específicos junto às empresas de transporte do Oeste Paulista. Havendo disponibilidade, será usado também por outras unidades operacionais do SEST SENAT na região.

A iniciativa da montadora vai propiciar um incremento na preparação e capacitação de mão de obra para empresas do setor, sobretudo os profissionais que transportam cana-de-açúcar, principal cultura local.

De acordo com supervisor do Conselho Regional de São Paulo do SEST SENAT, Luís Rafael Cardieri Marchesi, há uma deficiência de motoristas profissionais no mercado, tendo em vista que os Centros de Formação de Condutores se limitam apenas a formar e não a treinar os motoristas, ocasionando assim uma dificuldade para as empresas de transportes recrutarem condutores preparados.

– Nós, do SEST SENAT no estado de São Paulo e no Brasil, temos a Escola de Motoristas Profissionais onde são realizados treinamentos práticos em ônibus e caminhões, que aperfeiçoam e capacitam os condutores. Daí a importância de termos esses veículos, juntamente com os simuladores de direção já disponíveis em nossas Unidades, para formar profissionais aptos a atender o setor transportador – explica Rafael.

Sobre a Escola de Motoristas Profissionais

O projeto Escola de Motoristas Profissionais do SEST SENAT tem como objetivo promover a capacitação e a atualização de condutores habilitados nas categorias D ou E.  A iniciativa visa aumentar a empregabilidade, a qualidade dos serviços prestados à sociedade e a segurança no trânsito. As aulas são teóricas e práticas, realizadas em simuladores, caminhão ou ônibus, e executadas por meio de manobras e circuitos de condução nas condições reais encontradas nas rodovias.

Os cursos, gratuitos e alinhados às exigências do mercado de trabalho, são destinados aos motoristas do setor de cargas e de passageiros, maiores de 21 anos, com Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria D, para motoristas do setor de passageiros; e na categoria E, para cargas. Além disso, os candidatos devem residir na área de abrangência da circunscrição regional de trânsito correspondente à Unidade Operacional do SEST SENAT na qual deseja se inscrever.

Fonte: Agência CNT Transporte Atual

Comentarios