Scania cria projeto para destacar roteiros e iniciativas sustentáveis pelo Brasil

A bordo de um ônibus movido a combustível alternativo, a montadora Sueca lança iniciativa na cidade de São Paulo durante a Virada Sustentável;

A Scania participa, entre os dias 22 e 25 de agosto, dentro da programação da Virada Sustentável São Paulo 2019, com a ‘‘Rota Sustentável”, projeto que leva o público por percursos temáticos para mostrar como iniciativas que unem mobilidade, gestão de resíduos e melhoria na qualidade do ar podem contribuir para um futuro mais sustentável para a cidade. “Queremos dar visibilidade às atitudes que são capazes de inspirar novas ideias e mudar o mundo”, diz Patricia Acioli, responsável pela Comunicação da Scania Latin America.

A bordo de um ônibus Scania, com capacidade para até 130 pessoas e que pode ser abastecido com GNV (Gás Veicular Natural), biometano (combustível proveniente do biogás, fontes renováveis e não fosséis) ou a mistura dos dois combustíveis, o público poderá, gratuitamente, seguir em direção a dois circuitos que percorrerão a capital paulista durante 4 dias, apresentando iniciativas sustentáveis, uma delas explorando a gestão de resíduos e outra a programação da Virada Sustentável.  Para esta ação, o veículo será abastecido com GNV (Gás Natural Veicular), que reduz em até 20% a emissão de CO2. “Nosso objetivo é mostrar às tecnologias disponíveis para construir um futuro mais sustentável, bom para a sociedade, para o ambiente e para os negócios”, afirma Patricia.

“Queremos aproximar as pessoas da realidade dos combustíveis alternativos. Mostrar que como parte do problema, a Scania quer ser parte da solução”, conta Patricia. “Esse mesmo ônibus, quando abastecido com biometano, pode chegar a diminuir até 90% das emissões, sem falar que faz menos ruído, reduzindo a poluição sonora nos grandes centros”, completa.

Nos dias 22 e 23 de agosto, o projeto oferece a Rota Sustentável – Resíduos Orgânicos, um circuito de visitação gratuita e aberta para o público a dois pontos de manuseio e gestão de resíduos orgânicos da cidade. O circuito contará com acompanhamento de especialistas que levarão informações sobre mobilidade sustentável aos participantes, como explicações sobre compostagem de lixo e a utilização de material orgânico para o desenvolvimento de combustíveis alternativos, como o biometano, proveniente do biogás.

Já nos dias 24 e 25 de agosto, a Rota Sustentável oferece um percurso especial pela programação da Virada Sustentável, partindo das zonas Sul (sábado, 24) e Leste (domingo, 25), passando por pontos como Parque Ibirapuera, Parque Mário Covas e Av. Paulista.

As inscrições (gratuitas) para participação em ambos os circuitos da Rota Sustentável podem ser feitas até o dia 20 de agosto pelos links:

https://www.sympla.com.br/rota-sustentavel—programacao-virada-sustentavel–dia-24-de-agosto__604868

https://www.sympla.com.br/rota-sustentavel—programacao-virada-sustentavel–dia-25-de-agosto__604884

https://www.sympla.com.br/rota-sustentavel—residuos-organicos-22-e-23-de-agosto__604790

Sobre a Virada Sustentável

A 9ª Virada Sustentável São Paulo apresenta mais de 600 atividades e gera ampla visibilidade às iniciativas positivas e inspiradoras da cidade, que trabalham temas como biodiversidade, cidadania, mobilidade urbana, água, direito à cidade, mudanças climáticas, consumo consciente e economia verde, entre outros. Neste ano, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, o festival estará novamente presente nas unidades dos CEUs  (Centros Educacionais Unificados) da capital.

A edição paulistana é mais uma vez alinhada aos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), agenda de desenvolvimento apresentada de modo a definir novos caminhos, que tragam melhorias na vida das pessoas e do planeta, em todos os lugares. Essa agenda tem como objetivo determinar o curso global de ações da sociedade, indivíduos e governos, para acabar com a pobreza, promover a prosperidade e o bem-estar geral, proteger o meio ambiente, enfrentar as mudanças climáticas até 2030, entre outros.

Sobre a Scania

A Scania, referência mundial em soluções de transporte sustentável, é um dos principais fabricantes de caminhões pesados, de ônibus e de motores industriais e marítimos. Os serviços têm participação crescente nos negócios da empresa, assegurando aos clientes soluções de transporte econômicas e com alta disponibilidade operacional. Com 52 mil colaboradores, a empresa está presente em mais de 100 países, com linhas de produção na Europa, Ásia e América Latina e com possibilidade de intercâmbio global de componentes e veículos completos. Em 2018, a receita líquida da Scania alcançou 137,1 bilhões de coroas suecas e o lucro líquido do exercício, após a dedução de impostos, foi de 9,7 bilhões de coroas suecas.

Para mais informações sobre a Scania acesse:www.scania.com

Sobre Centro de Compostagem Lapa

Gestão de resíduos orgânicos na Central de Compostagem Lapa, transforma cerca de 60 toneladas de resíduos de frutas, verduras e legumes de 52 feiras livres da região em adubo de qualidade. Além de sequestrar carbono, o composto produzido no pátio é utilizado como insumo em jardins e praças públicas, gerando ganhos econômicos e ambientais significativos para o município. Os visitantes também poderão conhecer a horta, o viveiro recém-inaugurado com potencial de geração de seis mil mudas por mês. O pátio é gerido pela Amlurbe

Comentarios