Scania: conectividade é o futuro do transporte

Seguindo a tendência mundial de emprego de tecnologias de conectividade e eficiência, a Scania apresentou no mercado brasileiro o Serviços Conectados, uma ferramenta para, nas palavras da marca, tornar o transporte mais inteligente e rentável.

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Com mais de 200 mil veículos conectados no mundo, a Scania se prepara para oferecer aos clientes brasileiros às mesmas tecnologias de gestão e telemetria presentes no exterior.

Desde 2012, o Serviços Conectados, através de um módulo, é implantado em todos os caminhões e ônibus comercializados pela marca. No entanto, a assinatura e ativação do software é opcional. Por meio do Scania Communicator, como é chamado o módulo, o transportador consegue acompanhar diversas informações da operação, que auxilia motoristas e empresários na busca pela maximização do lucro.

“Com o Serviços Conectados Scania nós superamos a barreira da telemetria para oferecer uma alternativa completa ao transportador”, afirma Roberto Barral, diretor-geral da Scania no Brasil.

Quatro opções do serviço estão disponíveis: Planejamento de serviços, Diagnóstico remoto, Relatório de tendências e Portal de gestão de frotas, que variam em serviços cobertos e preços.

FERRAMENTAS

No pacote Planejamento de serviços, a ferramenta permite saber a quilometragem rodada online, através de sinal GPRS (internet de baixa qualidade) que permite trocar dados mesmo nas piores condições de sinal. De forma remota, a casa responsável pelo caminhão também estará atenta aos reparos e prazos. Em Diagnóstico remoto, três formas de trabalho estão juntas: análise de dados de condução em tempo real, atendimento agilizado em caso de falhas no módulo Scania Communicator e detecção de eventuais falhas com antecedência, para aumentar a disponibilidade do veículo.

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Há também o Relatório de tendências que, semanal ou anualmente, apresenta os dados de desempenho da frota, que é capaz de identificar freadas brucas, excesso de velocidade, consumo de combustível e comparar os dados a outro período de utilização. Por fim, o Portal de gestão de frotas se trata de um maior envolvimento entre a marca e seus clientes que, por meio dos dados colhidos, a marca pode realizar uma consultoria completa e apontar possíveis desvios de performance.

É importante lembrar que a Scania começou a promover mudanças em sua rede para adotar a padronização global na área de serviços, que visa continuar a expandir sua rede de concessionárias no Brasil.

Fonte: Motorpress

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