Saúde na Boleia visa atender caminhoneiros e reduzir acidentes nas rodovias

 Os usuários que transitarem pela Via Anhanguera (SP-330), na altura do quilômetro 320, em Ribeirão Preto, nos dias 19, 20 e 21 de maio (próximas terça, quarta e quinta-feira), poderão participar da primeira edição da campanha Saúde na Boléia (antigo Viva Saúde), promovida pela Vianorte (Arteris). Por meio de ações periódicas para oferecer serviços gratuitos e básicos de saúde aos motoristas – com foco nos caminhoneiros –, o objetivo do programa é mostrar que a mudança de hábitos e a melhora da qualidade de vida dos profissionais de transporte estão diretamente associadas à redução de acidentes e ao aumento da segurança nas estradas.

 Pesquisa feita pela Arteris, entre janeiro de 2013 e agosto de 2014, com 3.405 caminhoneiros, mostra que apenas 30% deles possuem planos de saúde, mas muitos não podem usufruir já que grande parte dos convênios atende regionalmente. O levantamento também aponta que muitos ficam fora de casa cerca de 20 dias em um único mês e, para driblar o cansaço da profissão, 13 % deles utilizam anfetaminas (rebite), hábito condenado por todas as organizações de saúde. Ainda segundo dados da companhia, do total de entrevistados, 36% são obesos, 40,5% estão com sobrepeso, 28% apresentam colesterol alto e 39% possuem nível de glicemia superior ao considerado normal.

Programação

  A estrutura da campanha Saúde na Boleia da Vianorte será montada no posto Graal Trevo, Pista Norte (sentido capital-interior). Das 9 às 17 horas, os motoristas que quiserem poderão realizar pesagem, cálculo do IMC (Índice de Massa Corporal), aferição da pressão arterial, atualização da carteira de vacinação, e avaliação com o médico cardiologista. A ação faz parte das comemorações ao Maio Amarelo, movimento criado para chamar atenção da comunidade para a educação viária, tendo em vista as vítimas de acidentes de trânsito em todo o mundo.

SERVIÇO

Campanha Saúde na Boleia da Vianorte

Quando: Dias 19, 20 e 21/05 (próximas terça, quarta e quinta-feira), das 9 às 17 horas.

Onde: Graal Trevo, no quilômetro 320 da Via Anhanguera (SP-330), Pista Norte (sentido capital-interior), em Ribeirão Preto.

Comentarios