A Sabedoria de quem vive o chão de fábrica

Cada pessoa é importante para o bom funcionamento de um negócio. Mas perde muito o gestor que se distancia da maior parte das pessoas que formam uma empresa: aquelas que vivem o dia a dia da operação, no chão de fábrica. São eles que guardam a sabedoria que realmente constrói um negócio de sucesso.

Todo negócio começa com um empreendedor, alguém que acreditou em um sonho, estudou o negócio e o trabalho a ser realizado. Há 50 anos, foi assim que meu pai começou a Transpes. Uma empresa que trilhou um belo caminho, sempre apostando nas pessoas para crescer.

De acordo com as ferramentas que hoje temos disponíveis no mundo dos negócios, para se fazer qualquer empreendimento, deve ser gerado um plano de negócios que contemple informações sobre o mercado, a concorrência, o investimento a ser realizado e o retorno do capital investido.

É com base nesse “plano de voo” que o empreendedor inicia sua jornada, mas a base do sucesso sempre estará nas pessoas, pois são elas que realizarão o trabalho e que vão gerar força e credibilidade no mercado.

Cada pessoa é importante e carrega em si experiência e sabedoria da vivência, da prática. Ficar apenas no planejamento pode ser um erro tremendo. É com o chão de fábrica, ou com a operação de um negócio, que a força empreendedora passa a ser realidade.

São essas pessoas que dominam o segredo da produtividade e que, de acordo com o crescimento da empresa, buscam formas e soluções que aumentem o seu resultado. São elas que dão as respostas para que o planejamento seja revisto, são elas as detentoras das métricas, que direcionam a empresa.

Independente de qual é o seu negócio, o segredo é estar disposto a ouvir e reconhecer todos aqueles que estão na base da cadeia e que sustentam o seu negócio. Aquelas pessoas que diariamente realizam e desenvolvem ferramentas e ideias criativas para melhores resultados.

Fonte: tarsiagonzalez

Comentarios