Rio de Janeiro recebe o VIII Encontro de Segurança do TRC da região Sudeste

No dia 25, o Rio de Janeiro foi palco de debates importantes para o TRC, com a primeira etapa do VIII Encontro de Segurança do TRC Região Sudeste.

Durante a abertura, Francesco Cupello, presidente do SINDICARGA, sede dessa edição, agradeceu a integração dos sindicatos e das Polícias de todo o Brasil, “É de extrema importância a união de todos nesse momento de crise do país”, afirmou.

Eduardo Rebuzzi, presidente da FETRANSCARGA, falou da importância das Polícias e parabenizou a todos pelo dia do soldado, reforçou também o trabalho do SINDICARGA, no combate ao roubo de cargas. “O SINDICARGA está militando na área de segurança durante muitos anos e, desde 1994, tem parceria com as autoridades”, mencionou.

Com representantes dos Estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, as palestras técnicas trouxeram três principais tônicas para os presentes: Panorama atual dos Estados em relação ao roubo de cargas; Formas de enfrentamento dessa situação; Propostas de ações que podem ser integrada entre as regiões.

 O assessor de segurança da NTC&Logística, Coronel Paulo Roberto de Souza, esteve presente e falou da importância dos encontros para compartilhamento de melhores práticas e aperfeiçoamento da legislação, “É a oitava edição do nosso Encontro e, mais uma vez, está proporcionando uma troca de experiências muito positiva. Precisamos continuar e ampliar esse iniciativa, até para atender aos Estados que querem aderir o programa e sediar as próximas edições”, afirmou. Souza refere-se ao Estado do Paraná que esteve presente e já pediu para realizar uma edição do Encontro no futuro.

 Roberto Mira, vice-presidente da NTC para assuntos de segurança e coordenador nacional do grupo de trabalho de combate ao roubo de carga da NTC, também participou do evento e fez sua abertura mencionando a importância do trabalho desenvolvido no Rio de Janeiro. “Gostaria de parabenizar os policiais presentes e a efetividade do trabalho desenvolvido pelo Coronel Moura. Além disso, reforço a importância da integração das Polícias dos vários Estados aqui presentes”, comentou.

 Em maio desse ano, o levantamento feito pela NTC trouxe índices preocupantes sobre roubo de cargas do Estado do Rio de Janeiro, como região mais afetada com 67% de crescimento em 2014. Assim, o trabalho que sempre foi de grande importância na região, tem ainda mais urgência em demandas, inclusive em legislação, como mencionado durante o evento. Os representantes do Rio pretendem implantar a cassação de ICMS prevista atualmente nos Estados do Espírito Santo e São Paulo.

 Fonte: Ntc&Logistica

Souza comenta ainda que o Encontro possibilita manter as mesmas linhas de pensamento e ação, mesmo com eventuais trocas de cargos nas forças policiais, conjunções naturais no plano de carreira da profissão.

O Encontro continua hoje com apresentações da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal e dos Estados do Paraná e Mato Grosso.

Comentarios