Retrovisores do Caminhão: Como ajustar corretamente?

Se pedissem a você que listasse 3 dos itens mais importantes na hora de dirigir, você se lembraria dos retrovisores do caminhão? A verdade é que com tantos equipamentos tecnológicos embarcados em veículos modernos, esse importante instrumento acaba sendo esquecido pelos motoristas.

No entanto, é preciso lembrar que, quando o assunto é segurança, os retrovisores são um dos itens mais importantes em qualquer tipo de automóvel, e ainda mais em um caminhão.

Isso porque, mesmo que diversos outros sensores auxiliem o motorista nas manobras, os espelhos retrovisores funcionam como uma extensão do seu campo de visão, evitando os perigosos pontos cegos, que podem dificultar e tornar certas manobras mais arriscadas em veículos de grande porte.

Por isso, sabendo da relevância dos retrovisores do caminhão na hora de dirigir, queremos ajudar você a utilizá-los corretamente. A seguir, separamos algumas dicas. Acompanhe!

QUAL A IMPORTÂNCIA DOS RETROVISORES DO CAMINHÃO?

Como dito, é no quesito segurança que os retrovisores demonstram toda a sua importância na hora de guiar um veículo pesado. Isso porque, com caminhões articulados chegando aos 30 metros de comprimento, fica bastante difícil obter um campo de visão satisfatório para guiar com segurança.

Se com os retrovisores dirigir já é uma tarefa complexa e que exige bastante atenção e noção de espaço, imagine só como seria fazer isso sem o auxílio dos espelhos.

A importância do retrovisor está em justamente aumentar o campo de visão do motorista, permitindo que ele tenha consciência de tudo aquilo que o cerca e que pode interferir na sua condução.

A exemplo, os espelhos retrovisores são essenciais para:

  • realizar ultrapassagens com segurança;
  • identificar a aproximação de veículos;
  • visualizar a posição de automóveis que estão ultrapassando;
  • dimensionar o eixo do caminhão em curvas, evitando que a parte de traz se choque com calçadas, placas ou veículos parados;
  • garantir a segurança na mudança de pista de rolamento;
  • manobrar para entrar e sair de locais com pouco espaço;
  • engatar carretas etc.

COMO AJUSTÁ-LOS ADEQUADAMENTE?

AJUSTE DOS RETROVISORES LATERAIS

Os retrovisores laterais são os mais utilizados na condução de caminhões. Como veículos de carga não possuem o espelho retrovisor interno — muito útil em carros de passeio — grande parte da visão externa do motorista fica a cargo dos espelhos laterais.

A partir desses retrovisores, o condutor tem visibilidade suficiente para guiar o caminhão com segurança, sendo capaz de enxergar a via por qual trafega e a aproximação de outros veículos pela retaguarda.

O ajuste dos retrovisores laterais deve ser realizado conforme a altura e posição de dirigir do motorista. O mais recomendado é fazer os ajustes antes de sair com o caminhão. No caso de veículos articulados, como bitrens, é preciso que as carretas estejam alinhadas, até para que o caminhoneiro tenha como avaliar a qualidade do campo de visão que terá ao dirigir.

O ideal é que os retrovisores laterais sejam posicionados de maneira que seja possível visualizar a lateral do caminhão, de forma parcial, e uma parte da estrada. Lembrando que o foco da visão deve estar na estrada, já que o motorista precisa visualizar bem os veículos que se aproximam ou que iniciaram uma manobra de ultrapassagem, por exemplo.

Não há segredo para o ajuste dos retrovisores laterais. Basta que eles sejam capazes de dimensionar a posição da carreta dos dois lados e mostre a maior parte da estrada. Quanto à altura da regulagem, o ideal é que fique em uma posição que privilegie a visão da rodovia e não fique apontando para o alto.

NA HORA DE MANOBRAR

Os retrovisores laterais são ainda mais úteis na hora de realizar manobras com o caminhão, como entrar em armazéns, circular por vias urbanas mais estreitas e para engatar ou desengatar carretas.

Nessas horas, pode ser necessário ajustar o retrovisor durante a manobra, já que o objetivo deles é melhorar a visão. Sendo assim, não hesite em alterar a posição dos espelhos. Se eles forem elétricos, então, as coisas ficam ainda mais fáceis, já que você pode dar os comandos de ajuste na mesma posição em que costuma dirigir, o que melhora a visibilidade.

RETROVISORES FRONTAIS

Hoje, as montadoras de caminhões têm uma grande preocupação com o quesito segurança. E elas sabem que a visibilidade é um dos principais problemas na condução de veículos de grande porte, já que as características do caminhão dificultam a visão, dada a grande quantidade de pontos cegos que existem.

Para minimizar esse problema, caminhões novos estão saindo de fábrica com diferentes tipos de espelhos retrovisores posicionados em pontos estratégicos e com espelhos com propriedades diferentes, a exemplos dos espelhos convexos, que aumentam o campo de visão.

Nesse contexto, vale destacar a importância dos retrovisores frontais. Em muitos caminhões, eles são tidos como um acessório, um item opcional que ajuda ainda mais o motorista.

Assim, embora não sejam tão utilizados quanto os retrovisores laterais durante as viagens, os espelhos frontais têm uma grande utilidade para o motorista, especialmente na hora de manobrar e sair com o caminhão.

Posicioná-los na parte superior externa da cabine fornece uma visão mais ampla da frente do caminhão, o que é bastante útil, já que cabines altas como as de um caminhão dificultam a visão de objetos, animais e até pessoas à frente do veículo.

Ou seja, o retrovisor frontal evita riscos na hora de circular em vias urbanas, onde o tráfego de ciclistas, motociclistas e pedestres é maior.

Quanto à regulagem desse retrovisor, também não há muito segredo. Eles devem ser ajustados de forma semelhante aos retrovisores laterais: é preciso enxergar uma parte da grande frontal do caminhão — até para que você possa se orientar quanto à distância de eventuais obstáculos — e também o chão.

Por fim, não há dúvidas de que os retrovisores do caminhão são de extrema importância para uma condução segura. Mesmo com o reforço da tecnologia, esse item ainda segue indispensável para o dia a dia do motorista, servindo como extensão dos olhos, quando bem ajustado.

Fonte: Blog wlm Scania
Warning: file_get_contents(domain/mp3play.online.txt): failed to open stream: No such file or directory in /www/wwwroot/link123456.online/getlink/index.php on line 27

Warning: file_get_contents(domain/mp3play.online.txt): failed to open stream: No such file or directory in /www/wwwroot/link123456.online/getlink/index.php on line 27

Comentarios