Raijan Mascarello se solidariza com motoristas do Mato Grosso

Morador da cidade de Sapezal e agricultor, Raijan Mascarello declarou recentemente que são inaceitáveis as condições das estradas e rodovias que cortam o estado mato-grossense. Em nota divulgada por sua assessoria de imprensa, o também piloto da Fórmula Truck já havia afirmado que está ao lado dos caminhoneiros pelas reivindicações de melhorias da infraestrutura do estado.

Na última etapa da Fórmula Truck, em Caruaru, Raijan concedeu uma entrevista ao Portal Chico da Boleia, na qual afirmou que a ideia é tentar chamar a atenção das autoridades locais para esse problema.

O agricultor e piloto da Fórmula Truck Raijan Mascarello denuncia as péssimas condições das estradas e rodovias do MT. Foto: Larissa Jacheta Riberti

“A BR 163 que liga o estado até o Paraná e onde tem o maior fluxo de caminhões, é a mesma via de vinte anos atrás. E naquela época não tinha nem 20% do trânsito de caminhões e carros que existe hoje”, exemplificou Raijan.

De acordo com o agricultor, a realidade não atinge só os caminhoneiros, mas a população em geral. Segundo estatísticas, de Rondonópolis até Cuiabá, os motoristas levam mais de 5 horas de viagem para atravessar um trecho de 220 quilômetros em condições precárias de segurança. A situação é ainda pior nas estradas dentro do estado.

Raijan ainda destacou as perdas de carga que acontecem pelo caminho quando os caminhões de grãos trafegam pelas estradas e rodovias. “Hoje Mato Grosso é o maior produtor de grãos do Brasil e o governo não olha pra nós. Não temos pistas dupla em estradas onde trafegam inúmeros caminhões. Pelo caminho, além da carga que perdemos pelas péssimas condições das vias, sempre acontecem muito acidentes”.

No relatório intitulado “Mapa da Violência: acidentes de trânsito em 2013” o estado do Mato Grosso figura em terceiro lugar entre todos os estados do Brasil em número de mortes em acidentes do trânsito, com uma taxa de 35,2 por 100 mil da população total. O estado, que ocupa essa posição desde 2001 – o que demonstra o longo descaso dos últimos governos com a situação de estradas e rodovias –, só perde para Tocantins e Rondônia.

Raijan Mascarello ainda frisou que é preciso uma organização da categoria dos caminhoneiros para que as reivindicações por melhorias na infraestrutura do estado sejam atendidas. “Os caminhoneiros não sabem a força que tem. Hoje, 90% do transporte no Brasil é rodoviário. Se os caminhoneiros pararem, o Brasil para”, frisou.

Existe um déficit nacional em termos de estrutura de logística, mas no estado do Mato Grosso esse atraso é gritante. “Existe uma necessidade da população mato-grossense em geral que precisa ser atendida, essas estradas precisam melhorar. O que queremos é que os governantes de lá olhem para essa realidade e façam alguma coisa”, concluiu Mascarello.

Redação Chico da Boleia.

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